PUBLICADO EM 29 de abr de 2025

Comerciários reforçam ações pela saúde e segurança do trabalhador

Conheça as iniciativas do Abril Verde, realizadas pelos Comerciários Paulistas, para promover a saúde e segurança do trabalhador e os impactos das mudanças climáticas.

No Abril Verde Comerciários reforçam ações pela saúde e segurança do trabalhador

No Abril Verde Comerciários reforçam ações pela saúde e segurança do trabalhador

Para o sindicalismo comerciário paulista, o mês de abril será marcado pelas realizações de ações conjuntas que zelam pela manutenção da integridade física e mental dos comerciários e práticos de farmácia.

Logo no início do mês, a Fecomerciários, Sincomerciários e Sinprafarmas filiados manifestaram apoio às atividades nacionais do “Abril Verde”, período de conscientização sobre a saúde e segurança do trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Tema: “Mudanças Climáticas e Prevenção dos Impactos no Meio Ambiente do Trabalho: Futuro Sustentável no Trabalho e no Clima”.

Por meio do Projeto Fênix (Jurídico), essas entidades discutiram, virtualmente, a nova redação da Norma Regulamentadora número (NR-01).

O encontro reuniu especialistas em segurança do trabalho e dirigentes sindicais. Objetivo: esclarecer as mudanças na norma, discutir os impactos para trabalhadores e empregadores, uma vez que suas novas diretrizes influenciam a elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), além da importância de inserir o cumprimento da mesma nas Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos, a fim de se fortalecer o papel negocial dos Sindicatos na proteção dos trabalhadores, com atenção especial à preservação da saúde mental.

Já no dia 28 foi o momento de o movimento sindical comerciário do Estado de São Paulo reafirmar o seu engajamento ao Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

As redes sociais da Federação e Sindicatos Filiados divulgaram o tema em seus meios de comunicação eletrônica.

Motta

O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, frisa:

“É preciso incrementar a cultura da prevenção. Também é importante a construção de ambientes de trabalho mais seguros e acompanharmos, sempre, as mudanças na legislação trabalhista. Como Deputado Federal, também estou atento a essas questões”.

Leia também:

COLUNISTAS

QUENTINHAS