PUBLICADO EM 21 de jan de 2023

Comerciários planejam manifestação na porta da Americanas

Comerciários na luta contra as demissões nas Lojas Americanas

Comerciários na luta contra as demissões nas Lojas Americanas

Conforme matéria de Joana Cunha na Folha de S. Paulo, sindicatos de comerciários que acompanham a evolução do caso Americanas planejam uma manifestação para as próximas semanas.

Marcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e dirigente nacional da central CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), diz que está em contato com sindicalistas de outros estados para organizar o protesto.

A ideia é fazer um ato na porta do escritório da empresa no Rio de Janeiro, afirma Ayer.

Em entrevista à Folha, Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre e coordenador do setor comerciário da Força Sindical, o movimento também tem pedido um encontro com a direção da empresa. “Já entramos em contato para marcar reunião. Queremos discutir se há intenção de fazer demissão, quantas, quando, e tentar garantias de que isso não vai acontecer”, afirma.

Valeir Ertle, secretário nacional de assuntos jurídicos da CUT e secretário geral da Contracs-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviço da CUT), afirma que estão estudando a possibilidade de entrar na Justiça contra a empresa e os empresários. Segundo ele, no início da semana, os dirigentes se reúnem para discutir ações conjuntas.

Luiz Carlos Mota, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), afirma que a mobilização abrange 25 federações filiadas à entidade.

Leia também:

Lojas Americanas: Justiça aceita pedido de recuperação judicial

COLUNISTAS

QUENTINHAS