A Campanha dos Comerciários de Porto Alegre foi oficialmente iniciada na noite desta quinta-feira (31), durante Assembleia Geral, realizada de forma híbrida; na sede do Sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
A mesa de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e Secretário-geral, Claudio Janta.
Conjuntura das negociações
A apresentação começou com a explanação da economista do DIEESE, Daniela Sandi, sobre a conjuntura atual das negociações.
Sandi demonstrou que nos últimos 17 anos, o SinDec conquistou reajustes superiores à soma da inflação, e buscou sempre a valorização do piso para manter o poder de compra, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.
Pauta de reinvindicações dos Comerciários de Porto Alegre
Em seguida foi discutida e aprovada a pauta de reivindicações que apresenta um total de 177 cláusulas, dentre elas:
- Correção salarial com recomposição de 100% do INPC;
- Aumento real de 2%;
- Piso de R$ 3.300,00;
- Adicional de hora extra de 100%;
- Auxílio alimentação e refeição;
- Manutenção da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking;
- Anuênio
- Proibição do exercício de dupla função, entre outras
Novidadena capanha dos Comerciários de Porto Alegre
Um dos destaques da pauta, que foi colocada em votação através da proposta do Secretário-geral Claudio Janta, trata-se da inclusão da cláusula que prevê o abono de faltas aos tutores de pessoas autistas, devido a ausência para acompanhamento em terapias e atendimentos.
O tesoureiro Américo Cordeiro também apresentou a proposta de manutenção da contribuição negocial salientando a importância da arrecadação para manter o sindicato.
Ambos os tópicos foram aprovados por unanimidade pela categoria.
“Nossa campanha salarial está baseada em três pilares fundamentais: informação, união e força. Somente informando-se sobre a atuação do sindicato e sua luta histórica pelos trabalhadores, é que podemos nos unir cada vez mais e fortalecer a busca por melhores condições de trabalho em mais uma negociação que se aproxima PRA FAZER ACONTECER!” – Neco
Fecomerciários investe na reorganização do sindicalismo comerciário
Comerciários de Porto Alegre aprovam pauta da Campanha Salarial