José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, fez história ao ser eleito presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Ele assumirá o cargo em 31 de janeiro de 2025, com mandato até 31 de janeiro de 2028. A assembleia que confirmou seu nome ocorreu de forma híbrida e reuniu representantes sindicais de vários estados, participando presencialmente e virtualmente.
O evento contou com presenças marcantes, como Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Luiz Gonçalves (Luizinho), presidente da Nova Central-SP; João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical; Adilson Araújo, presidente da CTB; José Gustavo Oliveira Netto, da CSB; e Sérgio , da CUT, entre outros líderes de entidades filiadas ao Dieese.
Ao assumir a presidência, Gonzaga destacou os desafios de sua gestão, como o aumento do número de entidades associadas, o trabalho a ser desenvolvido em conjunto com a Inteligência Artificial e a continuidade do trabalho técnico e estratégico da entidade. “Quero agradecer às pessoas que foram picadas pelo bichinho do Dieese, aos técnicos e a todos que viveram uma gestão de muita qualidade. Me sinto honrado em ter sido vice-presidente na gestão de Maria Aparecida Faria. Esta organização, que está prestes a completar 70 anos, tem um legado importante que queremos expandir”, declarou Gonzaga.
Ricardo Patah destacou a competência e a dedicação do novo presidente. “Gonzaga representa a força e o comprometimento do movimento sindical. Sua eleição demonstra que o Dieese está preparado para fortalecer a representatividade dos trabalhadores em um momento tão desafiador para o Brasil”, afirmou o presidente da UGT.
Com essa eleição, José Gonzaga da Cruz marca um novo capítulo na história do Dieese, reafirmando o papel do comerciário na liderança de uma das mais importantes instituições de apoio técnico ao movimento sindical brasileiro.