PUBLICADO EM 02 de out de 2024
COMPARTILHAR COM:

Com atos em todo o Brasil, Sindnapi torna o 1º de outubro um dia de luta

1º de outubro um dia de luta em defesa dos idosos e da Previdência Social. Veja como foram os protestos e conheça os objetivos do movimento

Com atos em todo o Brasil, Sindnapi torna o 1º de outubro um dia de lutaO Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, tormou o 1º de outubro um dia de luta com manifestações em Defesa dos Idosos e da Previdência Social. Diversos atos aconteceram em todas as subsedes com protestos, caminhadas e panfletagens.

Em São Paulo, a manifestação, que teve início na Praça da República, área central da capital paulista, e terminou em frente ao Teatro Municipal, contou com a presença do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS,), Alessandro Stefanutto.

Presidente Milton Cavalo destacou a presença do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, no evento em São Paulo

O presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, lembrou, durante o ato, que há um movimento para acabar com a Previdência Social.

Por isso, temos que ter mais pessoas como o Stefanutto, que saiu de Brasília para participar conosco dessa manifestação.”

O dirigente também recordou das defesas para que ocorra uma nova reforma da Previdência Social, com mais retirada de direitos dos trabalhadores e dos aposentados

“Por isso, o Sindnapi está no país todo, em nossas subsedes, com manifestações do Dia Internacional dos Idosos e também para fortalecer e defender a Previdência Social.”

Alessandro Stefanutto recordou a importância da Previdência Social para o país, que não se limita ao pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas.

“O INSS não é um lugar para apenas se receber o benefício. O INSS tem que proteger o benefício, tem que proteger os aposentados e pensionistas dessa turma que tem assediado para fazer empréstimos.”

O presidente do INSS afirmou ainda, em seu discurso, que o órgão precisa ter o objetivo de proteger os segurados.

“Dar o benefício não é tão difícil e hoje até está mais em dia, como o presidente Lula me pediu. O Brasil é um país que ainda é jovem e está de forma acelerar envelhecendo. Não podemos deixar de nos organizarmos para garantir a existência da Previdência Social.”

Ao final do evento, Milton Cavalo lembrou ainda que estamos próximos das eleições deste ano, que acontecem no próximo domingo (06).

“É de fundamental importância que orientemos as pessoas ao nosso redor, inclusive aquelas com mais de 70, para votar em candidatos que estejam comprometidos com as políticas públicas para a pessoa idosa.”

Manifestações pelo Brasil

Todas as subsedes do Sindnapi no país realizaram atos em defesa da Previdência e da Pessoa Idosa.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, os manifestantes se reuniram em frente a agência do INSS, na avenida Jerônimo Coelho, esquina com a rua Borges Medeiros. Com alguns discursos e panfletagem, eles ganharam o apoio dos funcionários do órgão que estão em greve.

Na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, os associados se reuniram para um café da manhã com palestra. A diretora executiva e responsável pela subsede paraibana, Maria Ines Freires Aires, destacou o papel do sindicato na luta por direitos dos aposentados.

Em Manaus, no Amazonas, também foi realizado um café da manhã com palestra, com o especialista Pedro Emídio falando sobre a defesa dos idosos e a importância da Previdência Social.

Durante o evento também foram realizados vários atendimentos, tanto de empréstimos, como consultas para aposentadoria no Meu INSS.

Em Joinville, Santa Cataria, as pessoas se reuniram na Praça da Bandeira, na rua 9 de Março, centro onde realizaram panfletagem.

A subsede de Londrina, no Paraná, reuniu os associados para falar sobre os desafios do envelhecimento e a importância das políticas públicas para favorecer o envelhecimento saudável.

Também pela manhã, a subsede em Vitória, capital do Espírito Santo, reuniu os associados do Sindnapi para uma conversa sobre a importância de luta pela qualidade de vida dos idosos e aposentados.

Na capital mineira, Belo Horizonte, os associados se reuniram no auditório da subsede para um bate-papo. E em Fortaleza, no Ceará, foi realizada panfletagem e conversa com as pessoas em frente à subsede.

Já os associados de Aracajú, em Sergipe, fizeram a entrega de material de divulgação do ato e conversaram com as pessoas na frente do INSS de Aracaju.

Na cidade de Belém, capital paraense, a subsede realizou evento em conjunto com Empresa Cynthia Charone pelo dia Internacional do Idoso para falar sobre etarismo e qualidade de vida da pessoa idosa.

Em Atibaia, no interior de São Paulo, houve uma panfletagem no centro da cidade. Já nas cidades de Cruzeiro e São José do Rio Preto, no Vale do Paraíba, reuniram associados para falar sobre o envelhecimento saudável e o fortalecimento da Previdência.

Em Osasco, a manifestação foi até o Shopping Plaza Osasco.

Durante todo o dia as subsedes do Sindnapi nos Estados estarão realizando atos e eventos para marcar esse dia tão importante para os aposentados e idosos.

Leia também: SinSaudeSP fará assembleia nesta terça para decidir greve

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS