O ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad (PT) segue com vantagem na disputa pelo governo de São Paulo, de acordo com pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Record, e divulgada nesta quarta-feira (3). O petista aparece com 33% das intenções de voto, um ponto a menos do levantamento anterior do instituto, de julho, mas ainda à frente do segundo colocado, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que obteve 20% dos votos.
O candidato bolsonarista aparece tecnicamente empatado com o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) que registrou 19% das intenções. Eles são seguidos pelo deputado federal Vinicius Poit (Novo), com 2%, e o ex-prefeito de Santana do Parnaíba Elvis Cezar (PDT), com 1% dos votos. Os candidatos Gabriel Colombo (PCB), Altino Júnior (PSTU) e o ex-ministro Abraham Weintraub (PMB) não pontuaram na pesquisa. Nesta semana, Weintraub anunciou sua desistência da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.
Os resultados da pesquisa são referentes à modalidade estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos. O estudo também mostrou que 13% pretendem votar nulo ou em branco. Os indecisos somam 11%. Nesse caso, em termos votos válidos, desconsiderando os brancos e nulos, Haddad tem 43% das intenções de voto, contra 26%, de Tarcísio, e 25%, de Rodrigo.
Segundo turno
A pesquisa também testou um segundo cenário, com apenas os três candidatos mais bem colocados na corrida pelo governo de São Paulo. O candidato do PT segue em primeiro, com 34% dos votos. Ele é seguido pelo republicano, com 22%. Também tecnicamente empatado na margem de erro com o tucano, que obteve 20% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 13% e indecisos 11%.
Haddad também se mantém na liderança em um eventual segundo turno contra Tarcísio e Rodrigo Garcia. O ex-ministro e prefeito tem 39% das intenções de voto contra 29% do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL). O petista também marca 37% contra 29% dos votos no atual governador. Entre Rodrigo e Tarcísio a disputa se mostra acirrada, com 30% dos votos para o candidato do PSDB, e 29% para o do Republicanos.
A pesquisa Real Time Big Data ouviu 2.000 eleitores no estado por telefone entre segunda (1º) e terça (2). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-06273/2022.
França líder para o Senado
As intenções de voto para o Senado também foram mensuradas. De acordo com a pesquisa, o ex-governador Márcio França (PSB) lidera com 26% a corrida. O candidato está 10 pontos percentuais à frente da deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB) que aparece em segundo, com 16% dos votos. Ela é seguida pelo ex-ministro Marcos Pontos (PL), com 10%. O vereador Milton Leite (União Brasil) e o ex-senador José Anibal (PSDB) marcaram 4% e 3%, respectivamente.
Já os candidatos Aldo Rebelo (PDT), Nise Yamaguchi (Pros), Ricardo Mellão (Novo) e Professor Hoc (Podemos) tiveram 1% cada. Os que pretendem votar nulo ou branco somam 19%, segundo a pesquisa. Os indecisos ainda são 18%.
Fonte: