PUBLICADO EM 14 de jan de 2019
COMPARTILHAR COM:

Sobre os erros da esquerda

As eleições de 2018 foram trágicas para a esquerda brasileira. Jair Bolsonaro, com seu até então insignificante PSL, tomou o Brasil como uma avalanche, um tsunami, uma catástrofe natural para a qual não estamos preparados, arrastando casas, árvores, carros.

Segundo nossos padrões, era improvável que Bolsonaro ganhasse. Antes da campanha na TV diziam que seus 8 segundo iriam reduzi-lo à sua pequenez. Quando começaram os debates diziam que ele perderia quando começasse a falar. Quando ele começou a crescer nas pesquisas, diziam que já tinha atingido o teto. Quando ficou claro que ele ia para o segundo turno, diziam que ele perderia para “qualquer um”. Bem, o que ficou comprovado é que o padrão mudou.

Achei curiosa sua vitória e fiquei pensando porque tantos brasileiros o elegeram. Tantos brasileiros que votaram em Lula e em Dilma. Que nesta eleição mesmo votariam em Lula, se ele fosse candidato. O que deixamos passar?

Lembrei da comoção popular em torno da morte, em 2015, do cantor sertanejo Cristiano Araújo e da crônica que o jornalista Zeca Camargo fez na ocasião. O jovem cantor, falecido precocemente em um triste acidente, não era conhecido nos grandes centros e a comoção em torno da tragédia causou surpresa. De uma hora para outra vimos pela TV milhões de fãs de um ídolo desconhecido. Zeca Camargo falou de uma “pobreza da alma cultural brasileira” e da falta de “ídolos de verdade”.

Foi assim que eu vi, não apenas a eleição, mas o engajamento popular em torno de um político com ideias tão estranhas (e repulsivas) aos formadores de opinião de todo campo autoproclamado civilizado.

Resta-nos agora repensar nossos padrões. Não nosso padrão político e social, visto a esquerda comprovadamente sustenta os mais inclusivos e avançados programas para um país. Mas sim nosso padrão de comunicação, ação e auto entendimento.

A despeito das surpresas destas eleições, o comportamento errante e vacilante da esquerda já demonstrava que o resultado seria ruim para este campo. Os partidos de esquerda, na minha opinião, sintetizaram em 2018 os principais erros que vem alimentando desde pelo menos a segunda eleição de Dilma Rousseff. Por isso chamei esta eleição de “laboratório de erros”, onde situações são testadas e o erro é validado. O lado bom é que podemos pegar este caso específico e nos debruçar sobre ele, com o objetivo, espero, de não reproduzir os mesmos erros. Pensando nisso, e para que eu mesma possa organizar minhas reflexões, resolvi listar alguns fatos que, pelo que entendo, nos lançaram à esta retumbante derrota. Como um exercício didático mesmo. Talvez possa lhe ser útil. Vamos à lista:

Erro 1: Rifar os sindicatos. Não entender que o movimento sindical é o principal movimento social.

Erro 2: Considerar a luta de classes fora de moda.

Erro 3: Ser arrogante.

Erro 4: Idealizar o “povo”.

Erro 5: Subestimar o inimigo.

Erro 6: Não ter “timing”.

Erro 7: Achar que ser esquerda é um fim em si.

Erro 8: Pregar para convertidos.

Erro 9: Ter as cúpulas dos principais partidos e organizações cada vez mais brancas, com traços europeus e de classe média remediada.

Erro 10: Ser sisudo e não saber rir de si mesmo.

Erro 11: Focar nas divergências e não nas convergências.

Erro 12: Não admitir críticas.

Erro 13: Ser dogmático.

Erro 14: Pensar que tudo que não é esquerda, é direita.

Erro 15: Subestimar a imprensa.

Erro 16: Achar-se superior.

Erro 17: Achar que vai ensinar/doutrinar quem não se enquadra no “padrão esquerda”.

Erro 18: Supervalorizar uma ação formada apenas e restritamente por mulheres de esquerda e, ao mesmo tempo, condenar e ridicularizar mulheres que não se enquadram nos “padrões esquerda”.

Erro 19: Ser estereotipadamente feminista no discurso e, na prática, criar dificuldades e jogos de poder com as mulheres com as quais convive (vale para mulheres e homens).

Erro 20: Subestimar as redes sociais.

Erro 21: Não saber o valor da passagem de ônibus e metrô.

Erro 22: Ser autoindulgente.

Erro 23: Ser personalista.

Erro 24: Soberba intelectual/cultural.

Erro 25: Ser demagogo.

Um ou outro erro que me escapa no momento pode ser acrescentado posteriormente. O que importa é que não podemos perder essa chance de aprender! Sobre a direita, eu não faria uma lista de erros da direita porque entendo que ela é, como um todo, um grande erro político. Um erro que só atrapalha, atrasa a vida e se impõe através de manipulações e ideias colocadas erradamente.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • GARRU JOÃO LUIZ GARRUCINO

    Desde domingo facebook censurou minha página por 180 dias e não tenho acesso mesmo recorrendo e desta vez pedindo até RG o que nunca aconteceu. E nem posto nada “perigoso” se defendo a democracia, o Estado de Direito e Laico. O que ocorre no Brasil? Ditadura militar?

  • GARRU JOÃO LUIZ GARRUCINO

    Acho este texto do intercept explica em parte erros da esquerda…Postei antes sem avisar e cancelem o anterior e mantenha este: Os aspirantes ao trono de Bolsonaro aprenderam muito com a ascensão e a derrota de seu “capitão”. Desenvolveram uma nova estratégia política para testar nessas eleições municipais. 2024 é um laboratório.

    Os novos reaças não dependem apenas de seguidores fervorosos (os famosos bolsominions) para dominar a internet, pois contam com muito, mas muito, dinheiro para disparar anúncios e montar campanhas de influência que se convertem em votos.

    Ou seja, não importa se você nunca demonstrou interesse em Pablo Marçal ou seu bando, eles vão aparecer na sua tela e na tela da sua família.

    E sabe o que é mais desesperador nisso? Ver como as pessoas estão equivocadas, acreditando que basta ignorar esses gigantes do marketing digital para que eles caiam no esquecimento do eleitorado. Não é assim que funciona.

    É o mesmo despreparo da oposição (e do sistema jurídico eleitoral como um todo) que vimos em 2018, quando o bolsonarismo turbinou a cultura das fake news no Brasil, deixando a esquerda e o TSE de mãos atadas.

    Não foi ignorando Bolsonaro que o Brasil conseguiu tirá-lo do poder na eleição seguinte. Pessoas em todo o país dependeram do jornalismo independente para criar uma fortíssima frente ampla, em uma campanha exemplar que desmascarou a extrema direita. Mas não sem antes passarmos por quatro traumatizantes anos de governo.

    Podemos passar por isso novamente em 2026 se deixarmos o fascismo tomar as prefeituras.

    Temos que nos antecipar, e o momento é agora! As eleições municipais serão um grande laboratório da extrema direita visando às eleições para o congresso nacional e a presidência, e também nossa oportunidade de cortar o mal pela raiz. Não podemos perdê-la.

    Foi pensando nisso que decidimos lançar a campanha Intercept Eleições 2024. Vamos ficar grudados no cangote desses políticos, investigando e reportando seus esquemas com o compromisso que você não verá em nenhum outro jornal.

    Já podemos ver o impacto do nosso jornalismo na derrubada das redes sociais de Pablo Marçal. A decisão do STF mencionou as matérias em que revelamos seus crimes eleitorais de propaganda digital ilegal.

    E a campanha nem começou. Imagine só o que poderemos fazer com seu apoio!

    QUERO FAZER PARTE DA CAMPANHA →
    Sabe aquele amigo ou cunhado que fica falando bobeira sobre política nos churrascos, te tira do sério e convence os desavisados com seus absurdos? Isso vai ter aos montes nessas eleições – e não vai terminar em novembro, pois a campanha presidencial informal acabou de começar também.

    E se eu te disser que, além de fazer uma cobertura jornalística completa, vamos trazer conteúdos bem mastigadinhos para você mandar no grupo da família e desmentir aquele seu parente bolsonarista que tá doido pra fazer o M? E, mais importante, informar aqueles que ainda têm salvação?

    Em meio ao dilúvio de fofocas, fake news e anúncios pagos que vão chegar até você, será difícil decifrar o que é verdade ou não, mas vamos te ajudar nessa.

    Vamos enviar muito jornalismo em todos os formatos, de forma gratuita para nossos assinantes da newsletter, seguidores nas redes sociais e grupos no Telegram e WhatsApp.

    Teremos investigações exclusivas, bastidores políticos, análises de especialistas, podcasts e indicações de leitura — e, como sempre, nossa missão será entregar um jornalismo real e contundente.

    É um serviço de interesse público que fazemos para todos. Mas isso tudo tem um custo, e não é baixo. Por isso também temos que lançar uma campanha este mês para pagar por todo esse trabalho.

    Não vou mentir, nas próximas semanas, enviaremos vários pedidos de doação. O jeito mais simples e fácil de não receber os pedidos e ainda apoiar esse projeto é fazendo uma contribuição hoje.

    Doe no começo da campanha e fique só com a parte boa do Intercept. Afinal, sabemos que ninguém assina a nossa newsletter para receber pedidos de doações, mas precisamos da sua ajuda.

    AJUDE O INTERCEPT →
    Um abraço,

    Equipe Intercept Brasil

  • GARRU JOÃO LUIZ GARRUCINO

    Os aspirantes ao trono de Bolsonaro aprenderam muito com a ascensão e a derrota de seu “capitão”. Desenvolveram uma nova estratégia política para testar nessas eleições municipais. 2024 é um laboratório.

    Os novos reaças não dependem apenas de seguidores fervorosos (os famosos bolsominions) para dominar a internet, pois contam com muito, mas muito, dinheiro para disparar anúncios e montar campanhas de influência que se convertem em votos.

    Ou seja, não importa se você nunca demonstrou interesse em Pablo Marçal ou seu bando, eles vão aparecer na sua tela e na tela da sua família.

    E sabe o que é mais desesperador nisso? Ver como as pessoas estão equivocadas, acreditando que basta ignorar esses gigantes do marketing digital para que eles caiam no esquecimento do eleitorado. Não é assim que funciona.

    É o mesmo despreparo da oposição (e do sistema jurídico eleitoral como um todo) que vimos em 2018, quando o bolsonarismo turbinou a cultura das fake news no Brasil, deixando a esquerda e o TSE de mãos atadas.

    Não foi ignorando Bolsonaro que o Brasil conseguiu tirá-lo do poder na eleição seguinte. Pessoas em todo o país dependeram do jornalismo independente para criar uma fortíssima frente ampla, em uma campanha exemplar que desmascarou a extrema direita. Mas não sem antes passarmos por quatro traumatizantes anos de governo.

    Podemos passar por isso novamente em 2026 se deixarmos o fascismo tomar as prefeituras.

    Temos que nos antecipar, e o momento é agora! As eleições municipais serão um grande laboratório da extrema direita visando às eleições para o congresso nacional e a presidência, e também nossa oportunidade de cortar o mal pela raiz. Não podemos perdê-la.

    Foi pensando nisso que decidimos lançar a campanha Intercept Eleições 2024. Vamos ficar grudados no cangote desses políticos, investigando e reportando seus esquemas com o compromisso que você não verá em nenhum outro jornal.

    Já podemos ver o impacto do nosso jornalismo na derrubada das redes sociais de Pablo Marçal. A decisão do STF mencionou as matérias em que revelamos seus crimes eleitorais de propaganda digital ilegal.

    E a campanha nem começou. Imagine só o que poderemos fazer com seu apoio!

    QUERO FAZER PARTE DA CAMPANHA →
    Sabe aquele amigo ou cunhado que fica falando bobeira sobre política nos churrascos, te tira do sério e convence os desavisados com seus absurdos? Isso vai ter aos montes nessas eleições – e não vai terminar em novembro, pois a campanha presidencial informal acabou de começar também.

    E se eu te disser que, além de fazer uma cobertura jornalística completa, vamos trazer conteúdos bem mastigadinhos para você mandar no grupo da família e desmentir aquele seu parente bolsonarista que tá doido pra fazer o M? E, mais importante, informar aqueles que ainda têm salvação?

    Em meio ao dilúvio de fofocas, fake news e anúncios pagos que vão chegar até você, será difícil decifrar o que é verdade ou não, mas vamos te ajudar nessa.

    Vamos enviar muito jornalismo em todos os formatos, de forma gratuita para nossos assinantes da newsletter, seguidores nas redes sociais e grupos no Telegram e WhatsApp.

    Teremos investigações exclusivas, bastidores políticos, análises de especialistas, podcasts e indicações de leitura — e, como sempre, nossa missão será entregar um jornalismo real e contundente.

    É um serviço de interesse público que fazemos para todos. Mas isso tudo tem um custo, e não é baixo. Por isso também temos que lançar uma campanha este mês para pagar por todo esse trabalho.

    Não vou mentir, nas próximas semanas, enviaremos vários pedidos de doação. O jeito mais simples e fácil de não receber os pedidos e ainda apoiar esse projeto é fazendo uma contribuição hoje.

    Doe no começo da campanha e fique só com a parte boa do Intercept. Afinal, sabemos que ninguém assina a nossa newsletter para receber pedidos de doações, mas precisamos da sua ajuda.

    AJUDE O INTERCEPT →
    Um abraço,

    Equipe Intercept Brasil

  • GARRU JOÃO LUIZ GARRUCINO

    Olá reli hoje texto e aproveito para alertar que facebook me bloqueou de domingo para segunda e nem consigo entrar mais sequer para olhar postagens e nem tem como avisar todos disto…E face dizia que por 180 duas e recorri mas até agora nada e dizem pode demorar e desta vez ao recorrer temos que enviar até RG ou documento e nunca soube que redes sociais pedissem RG o que é estranho acho…O que mudou nas redes sociais que nem estamos sabendo? E não se trata creio de meras denúncias para gerar censura ou bloqueio no máximo para postarmos alguns dias pois começa que após eleições de 2018 comecei a deletar todos da extrema direita e evangélicos pois nem adiantava perder tempo argumentando com este tipo de gente pois só sabem babar e espumar e ofender afora denunciar gerando censura ou bloqueios…E faz uns quatro meses comecei a deletar quem posta coisas católicas também pois nao tem consciência politica alguma e pior é que todos estes anos no face notei que boa parte desta esquerda alienada tem cabresto de religião ainda ou de católicos e ai não adianta nada pois na hora decisiva certamente irão pelo lado do pastor ou padre…Então nem tenho creio gente na página para denunciar…Tem os seguidores que nem conheço…Mas acho é mais do que isto desta vez…Talvez exista ainda uma Abin paralela e vigiam todos nas redes sociais…Algum jornalista precisa investigar se foi apenas meu caso isoladamente ou se aconteceu com mais gente na esquerda ou nos setores que lutam pela democracia e direitos…Não me parece algo isolado na reta final das eleições municipais e quando extrema direita joga pesado com o boçal marçal em SP e como li hoje em texto do intercept gastam fortunas e apontam inclusive equívocos da esquerda nesta embate pela internet…Estão armando golpe sim ou ditadura e suspeito militar mesmo e não com o fantoche bobalhão da corte do bozo…Antes deste bloqueio alertei em várias postagens como esquerda precisa explorar o fato de que o bozo já era rainha da Inglaterra e reinava mas não governava diante do Lira como primeiro ministro e orçamento secreto, emendas PIX e sigílo de cem anos práticas já de ditadura militar…O bozo acabou como bobalhão da corte…E se explorar bem isto agora creio boa parte dos bolsonaristas do centrão nem irão reeleger o Lira sendo a base do regime da extrema direita no Congresso leia-se do mercado e militares e religiões…Sem torpedear o Lira nem fica chance alguma para o Lula e ele vai ser fritado, queimado e derrubado…Ao menos deixo avisado você por aqui pois quanto aos demais do face nem tem como sequer por e-mail. Eu pensava em fechar conta no face ou cair fora das redes sociais mas não tinha decidido ainda…Estes dias estou sem o que fazer e muito deitado e talvez devesse voltar a ler livros…Estou em abstinência do facebook…Twuiter raramente entrava e só quando queria enviar algum link para diversos setores e pessoas…Hoje consegui entrar no tal blues alguma coisa mas nem consegui ainda seguir as pessoas que interessam e deve ter pouca gente ainda…No twuiter ao menos viamos somente o que interessava…Facebook já mataram ele faz alguns anos quando forçaram migrar para página de anúncios mas mesmo assim esta comum tem mais anúncios do que postagens de amigas e amigos e restringiram desde então o alcance das postagens para se muito umas dez pessoas ou menos…Para forçar anuncios na outra página…Acho que redes sociais estimularam sim crescimento da extrema direita e isto parece estratégia do capitalismo neo liberal quando a ampliar feudalismo e idade média para reinarem…Não vejo chance sequer para esquerda confinada no virtual somente ou na bolha…É preciso sair de casa ou tirar a bunda da cadeira e participar de grupos reais. O semiocapitalismo traga todos como diz o Paulo Guirardelli. Não sei quando volto no face e se volto mesmo após acabar censura total.

  • GARRU JOÃO LUIZ GARRUCINO

    Nossa, uma bomba…Infelizmente raramente vemos alguém questionar as verdades absolutas ou dogmas desta suposta esquerda e desta suposta democracia ou regime falido e no final…E o que não se encontra no final na conjuntura global atual? Todos convergem para o caos…

    Hoje nem estou bem para comentar e nem estive bem e venho tentando entender ou analisar faz anos e textos com visão radical das pesquisas estão afixados no topo da página mas penso em deletar e cair fora do face ou redes sociais pois afundamos de vez e só falta apertarem os botões das bombas nucleares…Não vejo luz no final do túnel escuro mais e acabou….Vão destruir tudo novamente como na segunda guerra se continuar crescendo este extremismo…Já vi de tudo na vida atual e ao invés de melhorar o Brasil e o mundo claramente vem piorando…

    Parece que novo nazismo desponta e como na Alemanha vacilam esquerdas, áreas acadêmicas, instelectuais, escritores, jornalistas, sindicalistas, etc., e depois vai ser tarde para chorarem o leite derramado…

    Jamais esperava ver o que vejo agora velho e prestes a bater as botas desde a luta pela democracia e pelos direitos trabalhistas ou em geral desde a ditadura militar e os anos iniciais da redemocratização pois nação e Brasil foi esfarelando cada vez mais e trabalhadores perdendo direitos trabalhistas desde os primeiros anos deste regime de suposta democracia começando com rotatividade da mão de obra ilegais, depois terceirizações ilegais e depois privatizações selvagens a partir do FHC neoliberal crescendo tudo isto gradativamente até explodir de vez após golpe e com temer e extrema direita e afundamos de vez para o feudalismo e idade média…

    Grandes categorias organizadas como bancários e metalurgicos praticamente já acabaram e imaginem o resto das categorias menos organizadas…

    Perdemos mais direitos durante estes anos de suposta democracia do que durante ditadura militar e isto é liquído e certo e militares pelo que sei acabaram somente com a estabilidade no emprego em troca do famigerado FGTS que não garante estabilidade alguma, mas sem reação alguma dos sindicatos e das esquerdas, pois não existe mais estabilidade alguma sequer nos casamentos quanto mais nas relações de empregos…

    Esta esquerda começada no asfalto do ABC no final da ditadura militar é de esquerda realmente ou foram fabricadas?

    Como pode com esta suposta moderna esquerda termos perdidos mais direitos e sem avançar nada em relação ao nacionalismo trabalhista de Getúlio, Jango e Brizola até golpe de 64 e eles eram fazendeiros e nem eram de esquerda?

    Lembro bem quando resolvi apoiar CUT como locutor no comando de greve, eleições sindicais pela oposição da CUT e eleição do Lula em 89, ajudando a ferrar Brizola inclusive, que ouvia direto que Brizola era velho, ultrapassado, coisa antiga, enfim como se fosse um museu mas agora vemos quem era superado ou antiquado de fato…

    Embora mesmo que Brizola tivesse ganhado ou voltado ao cenário nacional teriam acabado com ele ou derrubado mais rapidamente do que fizeram com Dilma ou PT e Lula…

    O jogo é sanguinário por parte das elites do velho coronelismo de sempre desde o golpe militar da suposta república mas nem esquerdas acordaram e perceberam todo este passado colonial ainda…

    Cansamos de alertar esquerdas e áreas acadêmicas e na verdade os diversos setores da sociedade, mas parecem pendurados também no consumismo capitalista e nas plataformas digitais e algorítimos e tudo desmorona como novos muros de Berlim parecendo a morte das ideologias todas como acho o Alvin Tofler já tinha dito acho no livro As Novas Realidades….Vivemos o semiocapitalismo como diz o Guirardelli…

    Agora ganham mais com especulação nas bolsas e títulos das dívidas públicas internas e externas dos governos e controlam governos e cidadãos com dívidas e cartões de crédito…Estão acima das nações e Estados nacionais…

    Não se interessam mais pelas fábricas produzindo para gerar empregos e com isto distribuição de renda e consumo para seus próprios produtos e dão bananas para a economia real e nação e democracias do planeta e massas viraram mais gados ainda pois manipuladas com lavagem cerebral de suas mídias e controlam imprensa, militares, religiões, maioria dos partidos, enfim quase tudo…

    Acho precisamos tentar entender o que falam do chamado mundo líquido ou da pos modernidade…

    O Paulo Guirardelli fala da democracia participativa mas falta mesmo profunda reforma política mas nem Lula e PT tem maiorias para isto e nação afunda diante da indiferença dos demais setores da sociedade, OAB, mercado, Fiesp, militares, partidos, sindicatos, áreas acadêmicas, etc.,

    Índios tinham mais democracia e liberdade do que temos hoje desde a chegada dos colonizadores europes, brancos, fofos e lindos, com suas ideologias, armas e bíblias detonando tudo até hoje e agora a nível global com suas ideologias, pouco se importanto com os seres humanos e meio ambiente ou florestas, animais, a água, etc.,

    E agora piorou com irracionalidade, insanidade, negacionismo, teorias da conspiração e fakenews alimentando o ódio das massas como gado repetindo Alemanha nazista e o fascismo…

    Estamos retrocedendo ou podendo voltar para novas ditaduras militares agora piores ainda pois misturado com o fundamentalismo religioso mais fascista ainda como sempre foram chamados pelas elites para garantir a “ordem” diante do esfarelamento da nação quanto mais continuar crescendo o fascismo da extrema direita…

    E militares são subservientes as elites desde o golpe militar da suposta república e aos ingleses até segunda guerra e depois aos americanos ou “mercado”…

    Nunca vimos algum militar dar entrevista ou escrever algum livro em defesa da nação e democracia, e do Estado de Direito e Laico e sempre foram submissos e subservientes as elites, mercados, coronéis e aos americanos ou são traidores da nação e democracia.

    Deturparam o conceito de democracia no Brasil pois nela todos os partidos deveriam defender os interesses da maioria dos cidadãos na sociedade mas agora parece que isto é bandeira somente da esquerda enquanto direita e pior ainda extrema direita governam para ricos ou elites ou reis ocultos como acionistas majoritários…

    Partidos da direita e extrema direita governam para os “reis”…

    Mas usaram militares sempre para resolver crises geradas pelo desgaste com povo por parte dos partidos e políticos como acontece novamente…

    O regime atual no Brasil acabou de qualquer forma e nem tem como continuar…Pois quem vai consertar isto ou promover profunda reforma política? Se nem Lula tem maioria em parte alguma e sequer no Congresso?

    E quem vai consertar a baderna se falta visão de estadista?

    Na verdade falta visão profunda para esquerdas de alguma noção jurídica melhor quanto a nação e democracia, instituições da república, e sobretudo do Estado de Direito e Laico…

    E Lula não tem visão de estadista alguma e ajuda a afundar nação ao ter reconhecido da outra vez e Estado do Vaticano violando tradição desde o império quanto ao Estado Laico, e ter fabricado o dia da suposta marcha militar para Jesus agindo na contramão da necessidade de defender o Estado de Direito e Laico e ajudando a ampliar a baderna institucional…

    Brizola ainda tinha melhor visão de estadista que vinha desde antes do golpe de 64 mas não queriam ele de volta ao cenário nacional e conseguiram graças ao Lula e o PT…

    Não gostava mas hoje acho Tancredo, Uilisses e mesmo Montoro, Covas e Quércia tinham melhor visão…

    É impressionante a falta de líderes com visão de estadista no cenário atual ou das últimas décadas razão para nação afundar gravemente até agora a caminho de ditadura militar…

    Estive no interior de SP em dezembro e só se fala em volta dos militares como líquida e certa…

    O desencanto popular é claro embora não atentem que maioria tem elegido canalhas e corruptos e não Deus ou o espirito santo ou algum ET e todos os males nacionais é resultado do livre arbítrio da maioria e mais nada e tudo tem retorno sim e como…

    Vejo falência dos partidos em geral todos com coronéis ou papas e sem refletirem as bases de baixo para cima até nas esquerdas…

    E partidos de esquerda não existem nas periferias das vilas e bairros e cidades e quem ocupou espaço foram as igrejas evangélicas em cada esquina ou garagem como o partidão com claro projeto de tomada do poder e virarmos oriente médio ou voltarmos para idade média…

    Não vejo como esquedas irão conseguir enfrentar e derrotar os partidos das igrejas conservadoras e reacionárias todas…

    Primeiro objetivo dos democratas e esquerdas e áreas acadêmicas seria implodir religiões ou ideologias todas com evidências cièntificas, históricas e filosoficas como tentamos mostrar caminho na relação das pesquisas mas sem sucesso pois notamos que ninguém quer pensar fora de suas caixas de crenças ou ideologias e das plataformas digitais e consumismo ou individualismo incentivado pelo capitalismo global ganhando espaço e derrubando até o reino da URSS ou das ditaduras todas pelo mundo até na Coréia do Norte meras ditaduras militares pouco diferentes das ditaduras da América Latina…

    China após queda da URSS correu para abrir ao mercado capitalista ou consumismo também…

    Virou um oba oba global…Orgia global…

    Só não se sabe ao certo o que rola em Cuba e pretendo assistir vídeo do Eduardo Moreira e sua viagem a Cuba.

    O que esgota é o velho paradigma materialista newtoniano da física clássica tratando tudo com partícula ou matéria e negando física quântica com Amit Goswani e outros e a mecânica quântica com Hélio Couto e caminhamos para o caos, anarquia, sublevação, desordem, baderna, ou queda de novos muros de Berlim conforme teoria do caos…

    Nunca existiu revolução de fato no mundo além de mera troca de seis por meia dúzia ou de uma mera ideologia pela outra, de uma tirania pela outra, pois sempre massas foram gados dos vaticanos e doutores da lei, ou coronéis ou papas, usando a velha educação heterônoma com castigos e recompensas, e petiscos para depois da morte no caso das ideologias religiosas, e para aqui e agora no caso das idelogias políticas e econômicas….

    Não existe revolução enquanto não se libertar cada cidadão dos cabrestos das ideologias usadas pelos espertos ou poderosos de sempre com as mesmas práticas e ações desde o templo judaico e tais práticas foram copiadas por todas as ideologias e ocultam a educação autõnoma dos espiritualistas racionais da França, de fato democrática, e revolucionária e libertária de fato.

    Na prática e ação não existe diferença inclusive entre partidos de esquerda e direita no Brasil e no mundo e isto sim afunda ou gera o caos…Todos os partidos acabam como reacionários e conservadores…

    Os ideais das revoluções sempre foram usados por outras castas econômicas para derrubar uma ordem ou regime e instalar outro como vemos nas supostas democracias burguesas com suas correlações de forças desde a revolução francesa degolando cabeças de reis e afastando a igreja do Estado e começando democracias atuais…

    Mas seus questionamentos são sérios e profundos pois cabe inclusive análises quanto a saúde mental de todos neste momento grave da nação ou deviam recorrer mais a psicologia, psicanalise e psiquiatria…

    E pretendo ouvir também entrevista do Eduardo Moreira com psicologo sobre tentar entender a mente de extremistas em geral crescendo e ameaçando humanidade com agora destruição global e não apenas da Europa com novo nazismo e fascismo dando tudo na mesma e isto começou com chefes tribais judaícos e foram copiados pelos imperadores, Maomé, Papas, Reis protestantes, Stalin, Hitler, e capitalismo na ditadura global ou novo império romano prestes a desmoronar como castelo de cartas..

    E indico vídeo na relação das pesquisas com ex membro neonazista que agora se chamam supremacistas brancos onde ele tentando ajudar quem quer entender mentalidade de extremistas em geral inclusive estes do Brasil atual e fanáticos religiosos, e falo do vídeo Suástica Yankee…

    E que nem adianta tentar usar argumentos lógicos das ciências, história e filosofia ou tentar provar que a Terra é redonda e existe a lei da gravidade pois nada disto entra em suas cabeças devido continuarem atormentados ainda pelos abusos e violências físicas desde a infância ou devido educação castradora, repressiva, autoritaria e abusiva tanto que votam ou elegem ou querem figuras castradoras, repressivas e autoriutárias e violentas como foram condicionados na infância, como temos visto até no Brasil…

    Como se diz o buraco é mais embaixo e nem adianta querer entender ou resolver tudo isto com análises superficiais ou apenas com o velho paradigma falido e morto faltando enterrar…

    Não vai funcionar o mesmo de sempre como disco furado…

    Mudança de paradigma vai afetar tudo globalmente…

    O castelo de cartas…

    Áreas acadêmicas deviam dar exemplo derrubando os velhos muros senão vai afundar tudo e todos…A menos que algum ET venha salvar humanidade a alertando situação grave e séria e trágica…O final da linha pela teoria do caos…

  • Rita gava

    Em resumo uma esquerda que não acompanhou as mudanças e se acomodou com os ganhos achando que era pra sempre

  • Alex

    Excelente reflexão. Copiei.

  • Kátia Brito

    Arrogância, Soberba e Se acha Superior. Para você a Direita não tem nada de bom e a esquerda, exceto pelos erros que você elencou, é a melhor opção.

    Agindo com a mesma cegueira que você critica, como os erros que prejudicam a Esquerda! Ou seja, provando que é de Esquerda e carrega consigo suas falhas, seus erros e sua arrogância. Além da Desonestidade Intelectual, que subestima a inteligência alheia!

  • ANILTON MORAES

    Faltou
    O ódio dos adversários,
    vale tudo para tomar o poder.
    Manipulação da classe baixa.
    Corrupção impregnada no partido

  • Sidnei Antonio Berti

    A direita é errada como um todo?? Vc acabou de citar como erros da esquerda: Ser arrogante e Achar-se Superior, e fala uma baboseira dessas. Vc é a famosa quem mesmo??? Arrogante!!! Continua no erro…como todo esquerdista.

  • Carlos candeias

    Resumindo, aquilo que a esquerda valoriza é o ideal? Onde chega a prepotência sua. Me poupe sua analogia é muito vazia a despeito da Direita.

  • Danizoberto Venancio

    Excelente autocrítica!!

  • Eliana Ferreira

    Erro 26: Apelar/Enfiar os pés pelas mãos

  • Luiz Fernando Emediato

    Excelente. Que nos sirva de roteiro e lição.

QUENTINHAS