Há algum tempo estamos preocupados com a imagem negativa que hoje a sociedade tem do sindicalismo, e, pensando sobre isto, começamos então a participar da construção de políticas públicas desenvolvidas no nosso município.
Descobrimos que o caminho são os conselhos representativos dos municípios, onde os sindicatos tem participação garantida juntamente com a sociedade civil organizada. Desde então estamos participando ativamente nos conselhos da educação, da saúde, da promoção social, do trabalho e das mulheres, do qual sou presidente.
Participamos também do projeto promotoras legais populares, visando sempre o promoção social, a igualdade de gêneros, a proteção da família, a não violência, a educação de qualidade para as nossas crianças. Enfim, o bem estar de todos, em especial das mulheres.
Entendemos que o sindicalismo é uma questão de representatividade e, por isto, achamos que é de suma importância representar a classe trabalhadora na construção de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.
Maria Cláudia Adum, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Tatuí e região