Alguém viu a propaganda do IFood no intervalo do Jornal Nacional quinta-feira, 16/07? Diferente das propagandas tradicionais do App, que mostram os consumidores recebendo comida com agilidade, diversidade e comodidade, a propaganda mostrou um entregador conversando com um funcionário do restaurante. Uma conversa francamente sentimental.
Vendeu uma imagem da empresa como se ela fosse afável, humana, como uma “família IFood”.
Essa propaganda, logo após duas grandes manifestações de entregadores de aplicativos, que reivindicam reconhecimento e melhores rendimentos e condições de trabalho, serve para fisgar o entregador, além de amaciar o consumidor.
Já ouvi, neste contexto de manifestações, um entregador reclamar que os aplicativos gastam rios de dinheiro com publicidade e se negam a melhorar a situação deles, que são a cara deste lucrativo negócio. Aí está para quem quiser ver.
Carolina Maria Ruy é jornalista e coordenadora do Centro de Memória Sindical
Veja aqui a propaganda:
Amanda Marcos
Verdade! Deixo aqui uma crítica muito pertinente que li sobre a série de propagandas, dizendo que a forma dos vídeos explorarem a fala dos entrevistados tem a ver com a forma da empresa explorar seus trabalhadores http://revistacinetica.com.br/nova/publicidade-ifood-inga/