PUBLICADO EM 28 de abr de 2023
COMPARTILHAR COM:

O 1º de Maio nos unifica!

1º de Maio é a data mais importante da classe trabalhadora. O Dia do Trabalho é o momento certo para reafirmarmos as nossas justas reivindicações por emprego, salário e direitos. Além dessas bandeiras de luta, ao longo do mês de maio o movimento sindical comerciário paulista vai reforçar em suas bases territoriais a importância da valorização da sindicalização e do fortalecimento das negociações coletivas.

Avaré

O primeiro anúncio desta luta unitária será dado no 1º de Maio dos Comerciários, no Complexo Eco, em Avaré. Os encaminhamentos deste ato conjunto devem se multiplicar nas bases territoriais dos Sincomerciários e Sinprafarmas filiados à Federação.

Sindicalização

O Dia do Trabalho também deve conscientizar a categoria sobre a importância do Sindicato nas suas vidas e das suas famílias. Por isso, um dos nossos “chamamentos” na data é que os trabalhadores se sindicalizem e participem das decisões das suas entidades de classe para fortalecer a si própria e a sua entidade representativa. Trabalhador sindicalizado não está sozinho na defesa dos seus interesses trabalhistas e previdenciários. Conta com efetivas ações sindicais e, juntamente com seus dependentes, pode usufruir de ampla rede de serviços e benefícios nas áreas de saúde, educação, esportes e lazer, entre outros, nos quais o Estado deixa a desejar.

Negociações Coletivas

 Já a valorização das negociações coletivas potencializam as conquistas econômicas e sociais reivindicadas pela categoria. É nossa expectativa, por exemplo, ampliar a proteção aos trabalhadores com a chegada das inovações tecnológicas que podem significar desemprego ou precarização, como caixas.
Neste quesito, é imprescindível haver programas de capacitação profissional e também de recolocação na própria empresa ou no mercado de trabalho. É evidente que todos os avanços que almejamos nas assinaturas vitoriosas nas Convenções Coletivas devem ser precedidos pela retomada do crescimento econômico com a adoção de políticas de fomento à indústria (aquecimento da produção) e ao comércio (incremento das vendas).

Deputado

 Por isso, aliadas às minhas atuações enquanto dirigente sindical comerciário, tenho pautado o meu mandato de Deputado Federal, promovendo incentivo às micro, pequenas e médias empresas e defendendo a abertura de linhas de créditos especiais a elas. Um dos eixos para irmos ao encontro desse desenvolvimento por mim defendido é a adoção de políticas públicas que qualifiquem a mão de obra e, entre outras futuras decisões, a realização de uma Reforma Tributária justa e igualitária, que não prejudique as empresas e os municípios, grandes empregadores.
Com vistas ao aumento do poder aquisitivo dos pisos salariais da categoria, é natural que defendamos a conquista de uma política permanente de valorização do salário mínimo, que serve como referência para balizar as campanhas salariais.

Data Significativa

Enfim, desejo que nesta significativa data a categoria comerciária reafirme as suas reivindicações por melhores condições de trabalho e aproveitem bem o 1º de Maio, data que potencializa o atendimento das nossas justas reivindicações. Sigamos juntos pela valorização das entidades sindicais, pelo fortalecimento das Convenções Coletivas e por um salário mínimo com poder de compra. O 1º de Maio nos unifica!

Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É Deputado Federal (PL/SP) em seu segundo mandato.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS