PUBLICADO EM 09 de dez de 2025

Colunista: Nilton Neco

Escala 5×2 não é o futuro; já é presente

Entenda como a Escala 5×2 está mudando a jornada de trabalho no Brasil e seus impactos na saúde dos trabalhadores.

A Escala 5x2 já é uma realidade no Rio Grande do Sul. Saiba como isso melhora a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.

A Escala 5×2 já é uma realidade no Rio Grande do Sul. Saiba como isso melhora a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.

Há anos o movimento sindical denuncia os impactos da jornada 6×1 na saúde física e mental dos trabalhadores. Falamos, negociamos, alertamos. Durante muito tempo, muitos duvidaram que a mudança fosse possível.

Hoje, no entanto, não é mais uma pauta “de futuro”. A escala 5×2 já está acontecendo. Já é realidade, e não apenas em países desenvolvidos, mas aqui, no Rio Grande do Sul.

No mundo inteiro, grandes players do varejo têm revisto suas operações. Países europeus como França, Alemanha e Portugal, adotaram modelos em que o descanso semanal é realmente um pilar de produtividade. E não precisamos ir tão longe para observar essa mudança.

Grandes redes varejistas aqui do Sul já começaram a migrar para o 5×2, reconhecendo: não existe produtividade sustentada quando o trabalhador está exausto.

Esse é o cenário do mundo do trabalho e da vida pós-pandemia, um período que redefiniu prioridades do trabalhador e, especialmente, o entendimento de que saúde mental, convivência familiar e tempo de qualidade não são luxo.

A implementação de modelos de escala mais equilibrados tem acontecido porque o debate da redução da jornada para 40 horas, chegou ao topo das prioridades, e isso só foi possível graças à luta sindical e ao avanço do debate no Congresso. As empresas que já adotam o 5×2 se alinham a um movimento maior, que busca garantia legal e igualdade de direitos para todos.

Gestão responsável e legislação caminham juntas. A empresa que insistir em manter modelos exaustivos, como a escala 6×1, está assumindo um risco cada vez mais claro: ficar sem mão de obra.

Atualmente o trabalhador escolhe onde quer estar. Ele busca condições ambientais saudáveis, horários possíveis, rotinas compatíveis com a vida. Quando vemos empresas adotando sensivelmente a escala 5×2, sabemos que a luta do movimento sindical fez diferença.

A escala 5×2 já começou a se espalhar. Agora, nossa missão é garantir que esse movimento avance, se consolide e se torne lei. Em um mundo em que se constrói sobre trabalhadores exaustos, mais do que tempo para viver fora do trabalho, que descansam, que convivem com a família, e que volta para sua função com energia, saúde e motivação.

A mudança está em curso. E o Sindec-POA vai seguir abrindo caminhos para que cada trabalhador tenha:

“Mais Tempo Para Viver. Mais Força Para Trabalhar”.

Nilton Neco é Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA)

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS