Para além das promessas da propaganda eleitoral, vale a pena conferir como foi o desempenho dos parlamentares que buscam um novo mandato; ferramenta lançada pelo Diap ajuda a saber quem foi quem no Congresso.
A pouco mais de um mês das eleições de outubro, os cidadãos se veem com a missão de escolher aqueles vão governar e legislar a partir do próximo ano.
Como se sabe, essa é tarefa de enorme responsabilidade e não deve ser realizada com displicência ou leviandade, pois estão em jogo os rumos do País e do Estado e, em última instância, as decisões que regerão a vida de cada um de nós.
Embora nessa disputa os cargos executivos sempre mereçam mais destaque, é fundamental a seleção consciente e informada de deputados e senadores, pois o papel do Legislativo é absolutamente relevante; a maioria das questões mais importantes, com impacto direto sobre a população, depende do voto do Parlamento.
Muita atenção aos vão representar o povo
Assim, há que se dar muita atenção à escolha dos que vão representar o povo para que, em caso de vitória, atuem realmente com esse objetivo.
Tendo em vista o grande número de candidatos, certamente cada eleitor pode ter uma boa opção de voto, podendo descartar os que não apresentam condições de exercer um mandato adequadamente, carecem de seriedade e compromisso com o interesse público.
Para além da profusão de promessas e apresentação de currículos brilhantes nas propagandas eleitorais, uma boa pista a se seguir, no caso dos parlamentares que concorrem a uma nova cadeira, é verificar como foi sua atuação no decorrer do mandato que termina em 2022.
Considerando que 87% dos atuais deputados e 48% dos senadores buscam se reeleger, já se tem um significativo contingente cujo desempenho pode ser aferido.
E, graças a uma excelente iniciativa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), isso pode ser feito de maneira simples, rápida e objetiva.
Quem foi Quem no Congresso Nacional
A instituição lançou a plataforma “Quem foi quem no Congresso Nacional”, que traz o levantamento de como votaram deputados e senadores nas questões de interesse do trabalhador, ou seja, da maioria do povo brasileiro, e naquelas consideradas mais relevantes para o conjunto da sociedade.
Nesse critério, entram, por exemplo, a Medida Provisória que flexibilizava regras, retirando direitos trabalhistas, e a que propunha a privatização da Eletrobras.
Além de permitir a pesquisa sobre a posição de cada parlamentar por matéria selecionada, a ferramenta também fornece estatísticas com o perfil geral dos deputados e senadores, classificando-os contra ou a favor dos interesses dos trabalhadores, e informa a base eleitoral de cada um.
Vale a pena conferir e checar o desempenho dos parlamentares, avaliando se merecem um novo mandato. Vamos exercer o nosso direito de voto de forma consciente e exercitar bem a nossa cidadania.
Murilo Pinheiro é presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e da Federação Nacional da categoria (FNE)