No final da segunda temporada de verão sob a batuta do prefeito do Guarujá/SP, Walter Suman, escrevi neste espaço não entender sua dificuldade em resolver o problema da falta de iluminação das praias e ruas próximas.
Fiz a crítica alegando que a medida não seria somente para recebermos bem os turistas em nossas belas praias. Apontei também insegurança pública em ruas escuras.
Adepto das críticas e elogios nos momentos certos, aqui estou, agora, para falar bem da solução do problema, no início da atual temporada de férias.
A iluminação nas praias Pitangueiras, Astúrias, Tombo e ruas adjacentes, em especial a Mário Ribeiro, que recebeu bela decoração natalina, surpreendeu a todos.
O cidadão precisa compreender que a administração pública, por vários motivos, não tem a mesma agilidade de ação da iniciativa privada. E que as criticas construtivas existem para cobrar soluções.
Não faço parte do grupo do quanto pior melhor. Torço para que nossa cidade se desenvolva cada vez mais. E percebo, neste momento, um trato melhor da prefeitura em todas as áreas.
Falta muito ainda por fazer e é bom lembrar que não existe nenhuma cidade no país preparada para receber, em determinado período, uma população que muitas vezes se quadruplica.
Falhas ocorrem e ocorrerão, mas, até este momento, está evidente que Guarujá melhorou e proporcionou um festejo natalino e de final de ano de excelente qualidade, há tempos não visto por aqui.
Torcemos que assim ocorra em todo este ano que se inicia. E que, em consequência da melhora, nossas mazelas sociais também sejam diminuídas.
Zoel é professor, formado em sociologia e diretor financeiro e presidente eleito do Sindserv (sindicato dos servidores municipais) Guarujá