PUBLICADO EM 31 de ago de 2022
COMPARTILHAR COM:

Ciro Gomes fala em “aposentar CLT” e criar um novo Código de Trabalho

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou, nesta terça-feira (30/8), que pretende “aposentar a CLT” (Consolidação das Leis do Trabalho). Ele disse que planeja apresentar um novo código de trabalho, que atenda aos modelos atuais mas sem abrir mão dos diretos trabalhistas, caso seja eleito.

“Quero fazer um novo código brasileiro do trabalho, a velha CLT não compreende mais o mundo das tecnologias, home office, teletrabalho, informalidade e aplicativos. Obrigada pelo belo trabalho, mas pode se aposentar”, afirmou o candidato, ao ser questionado sobre a simplificação das relações de trabalho.

A declaração ocorreu durante o evento Diálogos com candidatos à Presidência da República, da Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), em Brasília. O candidato abriu a sabatina de presidenciáveis, nesta manhã.

Ciro Gomes defendeu que desregulamentar o trabalho seria um “equívoco estratégico mortal”. O pedetista é crítico da reforma trabalhista aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), em 2017.

“Vou criar um novo código brasileiro do trabalho, cujas diretrizes são as melhores práticas internacionais. A base do debate será trazer empresários e trabalhadores para discutir. Guiar a construção de um novo pacto nacional, ao redor de proteger o trabalho, que é o lado mais fraco na corrente capitalista”, apontou.

Em tom de brincadeira, ele afirmou que pretende convocar os líderes empresariais e representantes do trabalho para um “verdadeiro quebra pau”, mas ressaltou o canal de diálogo com trabalhadores e empresários estará sempre aberto. “Não vou impor a minha ideia. Vocês serão chamados sistematicamente”

Fonte: Metrópoles

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS