PUBLICADO EM 21 de maio de 2024
COMPARTILHAR COM:

“Cidadania é ter direitos e trabalho decente”, Chiquinho dos Padeiros

Conheça o compromisso do Sindicato dos Padeiros de SP com a cidadania e a valorização do trabalho. Saiba mais sobre as lutas e conquistas dos trabalhadores do setor.

“Cidadania é ter direitos e trabalho decente”, Chiquinho dos PadeirosOs sindicatos têm uma participação ativa na conquista, no desenvolvimento e na preservação da democracia, do crescimento produtivo e dos direitos sociais, trabalhistas, previdenciários da classe trabalhadora.

Neste contexto, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo sempre está presente nas lutas pela cidadania, uma conquista diária, que deve ser respeitada em toda a sua abrangência:

  • geração e manutenção dos empregos,
  • dignidade salarial,
  • saúde e segurança no trabalho e
  • benefícios.

As Convenções e os Acordos Coletivos negociados e conquistados são essenciais e garantem um patamar básico de dignidade ao trabalhador e à trabalhadora.

Mas o Sindicato dos Padeiros de São Paulo vai além e também contribui com a sociedade em outras áreas, inclusive na Educação.

Por exemplo, a nossa Escola de Panificação e Confeitaria oferece cursos de capacitação e qualificação profissional gratuitos para todos os interessados em crescer no setor.

Assim, “cidadania é ter direitos e trabalho decente”, afirma Chiquinho dos Padeiros, presidente do Sindicato, que fez a abertura dos novos cursos de panificação e confeitaria na segunda-feira, 20 de maio de 2024.

A aula inaugural contou com a presença do diretor Valter da Silva Rocha, Alemão, secretário-geral do Sindicato, e a palestra do professor e especialista em formação sindical Lino de Almeida, que abordou o tema da cidadania e conhecimentos gerais.

Dentre os participantes do curso, José Aparecido da Silva, trabalhador da padaria Iracema e sócio do Sindicato desde janeiro de 2024, afirma que o Sindicato oferece oportunidade de melhoria em geral.

“Eu valorizo muito a luta do Sindicato e todas as conquistas que conseguimos”.

E afirma:

“Buscar conhecimento é sempre bom, tenho paixão por pães e quero crescer na profissão”.

Para Maria José da Silva Santos, trabalhadora da Wickbold, Diadema, sócia do Sindicato há menos de um ano, “o Sindicato luta por nós e, juntos, a gente forma uma força só. Uma andorinha só não faz ninho”.

E diz que:

“Há muitos anos tinha vontade de fazer um curso deste e não tinha oportunidade. Quero crescer na profissão. A gente estar sempre se qualificando e aprendendo é muito importante”.

O curso, uma parceria com o Sindicato da Construção Civil, o Sebrae e o Senai, acontece de segunda a sexta, das 10h às 14h e 16h às 20h. São aulas práticas de pães especiais e decoração de bolos e flores de açúcar com bicos de confeitar.

A Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato dos Padeiros de São Paulo está localizada na rua Major Diogo, 126, Bela Vista.

Leia também: População pede volta da energia elétrica nas ruas de Porto Alegre

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS