Chiquinho dos Padeiros é presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e da Febrapan (Federação Brasileira dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitaria e Padarias) e Secretário Nacional de Organização, Formação e Políticas Sindicais da UGT.
Ramalho da Construção é presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo e do Centro Democrático Nordestino (CDN).
Ambos são da Paraíba. Ramalho é natural de Conceição do Piancó e Chiquinho, de Aguiar.
Em busca de uma vida melhor, vieram com suas famílias para São Paulo, onde, em suas profissões, vivenciaram os problemas dos trabalhadores, a exploração e as injustiças. Por conta desta dura realidade, se aproximaram do movimento sindical, tornaram-se dirigentes sindicais e líderes de suas respectivas categorias nas lutas por empregos de qualidade, com direitos, melhores salários e condições de trabalho cada vez mais dignas e seguras para a classe trabalhadora.
Nunca abandonaram suas origens nordestinas e agora trabalham juntos pela organização do Centro Democrático Nordestino, tema que pautou o encontro dos líderes sindicais nesta sexta, 12 de abril de 2024, na sede do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, na Bela Vista, São Paulo.
“Avançar a organização do CDN é para beneficiar não só os nordestinos em São Paulo, mas os de todo o País”, diz Ramalho da Construção.
Segundo Chiquinho dos Padeiros: “Estamos juntos na mesma trincheira de lutas há muito anos e a organização dos nordestinos, que têm uma bonita história na construção de São Paulo, assim como dos demais estados do Brasil, é uma necessidade!”.
Eles defendem a ampliação da representatividade política da classe trabalhadora para a conquista de um Brasil melhor.
Esteve no presente ao encontro o companheiro Hector Gomes, diretor da SP Frente Cidadã.
Leia também: