PUBLICADO EM 07 de nov de 2025

Chicão ministra curso de negociação e fortalece formação sindical

Chicão lidera curso da CNTI sobre negociação coletiva, reúne dirigentes e reforça formação, unidade e segurança jurídica nas mesas

Chicão ministra curso de negociação e fortalece formação sindical

Chicão ministra curso de negociação e fortalece formação sindical

O presidente do STIEESP, Eduardo Annunciato Chicão, conduziu a segunda etapa do curso sobre Táticas de Negociação para ACTs e CCTs da CNTI em novembro.

A atividade ocorreu em Porto Alegre e reuniu dirigentes da indústria e de diversas categorias para debater estratégias, segurança jurídica e boas práticas nas negociações.

O curso integra o ciclo nacional da CNTI e busca fortalecer a capacidade técnica, política e a unidade das lideranças sindicais do país em formação.

Além disso, Chicão afirmou que negociações bem estruturadas garantem avanços reais, segurança jurídica e melhores condições de trabalho, renda e direitos para a classe trabalhadora.

“Foi uma atividade muito produtiva, com grande participação e envolvimento das lideranças. Nossa proposta é fortalecer a capacidade de negociação das entidades, garantindo conquistas e segurança jurídica para a classe trabalhadora. Uma negociação bem estruturada é fundamental para assegurar avanços reais nas condições de trabalho e renda”, destacou Chicão, presidente do STIEESP e secretário de Educação da CNTI.

A etapa anterior aconteceu em Campo Grande e o êxito impulsionou a ampliação da formação sindical para outras regiões, fortalecendo o movimento no Brasil também.

 Próxima etapa confirmada:

  • 19 de novembro de 2025 – Recife (PE)
    Secretaria Regional Nordeste – Rua do Riachuelo, 105, Edifício Círculo Católico, sala 501/507 – Boa Vista

A ação integra o programa de educação sindical permanente da CNTI, dentro das comemorações pelos 80 anos da Confederação (1946–2026), reafirmando o compromisso do movimento sindical industrial com a valorização das lideranças e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Nosso objetivo é construir uma rede de dirigentes cada vez mais preparados para defender os direitos dos trabalhadores e negociar com firmeza e conhecimento técnico. Esse é o caminho para fortalecer o movimento sindical industrial em todo o país”, concluiu Chicão.

Leia também: UGT e SINTETEL fortalecem mulheres sindicalistas em curso nacional

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS