A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (CNTA), a Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação da CUT (CONTAC), e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó e Região,(SITRACARNES), denunciam e repudiam a ação truculenta de seguranças contra um funcionário da empresa BRF na cidade de Chapecó-SC, no último dia 09 de julho.
Nada justifica a violência usada na ação, um verdadeiro abuso de poder. O funcionário, um haitiano de raça negra, ao se recusar a sair do pátio da empresa após receber uma advertência, sofreu a imobilização e em sequência agressões aos gritos de que seria para “disciplinar” o homem. Além das lesões causadas pelo exagero da força, houveram as humilhações e constrangimento em frente a um grande número de colegas de trabalho, que também diziam para os seguranças pararem com a violência que estava sendo cometida.
Condenamos a ação dos seguranças, providências cabíveis já estão sendo tomadas pelas entidades sindicais, mas além disto a empresa BRF deve responder sobre o acontecido de forma legal e moral, pois a empresa não se manifestou, não tomou medidas de ajuda ao trabalhador e nem de punição aos seguranças.
As entidades sindicais reiteram seu compromisso com a defesa da integridade física e moral dos trabalhadores, do seu combate ao racismo e todos os tipos de preconceitos que destroem a nossa sociedade e que tanto se reproduzem em ambientes de trabalho, principalmente por pessoas em cargos de comando.
Leia também:
TST condena empresa que constrangeu trabalhador por demora no banheiro