A Chapa 1 – Unidade e Resistência foi eleita, nesta sexta-feira (5), com 3.304 votos e será responsável por organizar a categoria bancária no quadriênio 2020-2024. O total corresponde a 94,18% dos votos. A votação ocorreu em ambiente virtual ao longo da última semana em virtude da pandemia de Covid-19. O grupo é encabeçado por Antônio Luiz Fermino.
“Este é um coletivo, portanto não é uma vitória individual. Esse agrupamento não é novo, já está aqui faz algum tempo. Há uma grande renovação, sim, mas tem o compromisso da unidade de resistir aos ataques dos patrões contra os trabalhadores”, afirmou Fermino que também listou alguma das vitórias recentes da categoria na proteção aos trabalhadores durante a pandemia.
Fermino também enalteceu o processo democrático. “Estamos aqui, mesmo com a pandemia, em uma situação diferente, mas exercendo a democracia. Todos os associados tiveram o direito a entrar no sistema e fazer seu voto”, completou. O presidente eleito também ressaltou a parceria com a central. “A CUT e nós sabemos de onde viemos, escolhemos um lado e sempre foi o lado do trabalhador e seus direitos”, completou.
O presidente da CUT Paraná, Márcio Kieller, que é trabalhador bancário também enfatizou a importância da eleição. “Sou um dos bancários dentro destes 94% que deram a vitória para a Chapa 1. Para nós, da CUT, é uma alegria que o sindicato continue na linha que vem construindo desde que a central assumiu esse sindicato, em 1993. Sempre com o norte da defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e dos direitos categoria bancária. Não foi diferente em nenhum momento desta trajetória”, garantiu.
Kieller ressaltou a ação da organização bancária que é referência para outras entidades sindicais. “Agora, com a Covid-19, a categoria bancária que já é exemplo com a convenção coletiva nacional, mais uma vez é vanguarda. Por ter essa representatividade nacional, de norte a sul sendo representada pelo comando nacional e pela Contraf, conseguiu acordo para garantir direitos e a proteção dos bancários e bancárias. Vamos ter muito trabalho pela frente. Queria, em nome da CUT, dizer que estamos à disposição para as lutas que teremos que enfrentar”, afirmou para depois enaltecer o trabalho desenvolvido por Elias Jordão, que presidiu o sindicato nos últimos seis anos.
Confira a composição completa da chapa eleita e logo abaixo o vídeo com a apuração dos votos e os pronunciamentos do novo presidente Luiz Antônio Fermino e do presidente da CUT Paraná, Márcio Kieller.
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidência – Antonio Luiz Fermino
Secretaria Geral – Cristiane Paula Zacarias
Secretaria de Finanças – Karla Cristine Huning
Secretaria de Organização e Suporte Administrativo – Tânia Dalmau Leyva
Secretaria de Imprensa e Comunicação – Ana Paula Araujo Busato
Secretaria de Formação Sindical – José Altair Monteiro Sampaio
Secretaria de Igualdade e da Diversidade – Gisele Falat
Secretaria de Assuntos Jurídicos Individuais e Coletivos – Ana Maria Fideli Marques
Secretaria Saúde e Condições de Trabalho – Patricia Carbornal da Cruz
Secretaria de Políticas Sindicais e Movimentos Sociais – João Paulo Pierozan
Secretaria de Esportes e Lazer – Valdir Lau da Silva
Secretaria da Cultura – Alessandro Greco Garcia
Secretaria de Políticas Sociais e Estudos Socioeconômicos – Katlin Massaneiro de Salles
Secretaria de Assuntos das Demais Categorias do Ramo Financeiro – Ademir Vidolin
Secretaria de Mobilização e Organização da Base – Denner Francisco Halama
CONSELHO FISCAL
Titulares: Admilson Aparecido de Figueiredo, Bruno Wunderlich e Kelson Morais Matos
Suplentes: Anselmo Vitelbe Farias, Luis Fernando de Oliveira Carvalho e Vanderleia de Paula
DIREÇÃO GERAL
Ana Luiza Smolka, André Luiz Rannov Werle, Bernardo Carlos Pacheco, Carlos Alberto Kanak, Carmen Lucia Kramar, Clarice da Silva Weisheimer, Claudia Aparecida Gonçalves, Dalton Luiz Bilbao, Davidson Luis Zanette Xavier, Edevaldo Celso Rosseto, Edilson Leandro de Siqueira, Ewerton Luís Lopes, Felipi da Silva Magalhães, Genivaldo Aparecido Moreira, Gisele Hambrusch Berno, Graciele Machado Calderan, Jean Mary dos Santos, Jorge Antonio de Lima, Juliana Franzoi, Luiz Antonio Alves, Luiz Gustavo Ribas, Marcio Ribeiro Cardoso, Maria Cristina Biscaya, Michaela de Cassia Ceranto Tapias, Michele Daiane Ordza, Paulo Roberto Rocha, Paulo Tharcicio Motta Vieira, Regina Célia da Silva de Macedo, Reginaldo Gonzella dos Santos, Selio de Souza Germano, Sergio Ricardo Baggio, Sidney Sato, Tathyana Szmidziuk, Vandira Martins de Oliveira e Wagner Guilhermo Cunha.