A primeira reunião do ano realizada pela nova diretoria do Centro de Memória Sindical (CMS) foi realizada, nesta terça-feira (28). Na pauta, entre outros assuntos, foi debatido o calendário de atividades do CMS que serão realizadas em 2023.
A nova direção da Entidade foi apresentada oficialmente além de apresentadas as novas entidades sindicais que se filiaram ao CMS: CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a Fepospetro – Federação dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo e o Sintrabor – Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região.
O presidente Milton comemorou a adesão dos novos filiados. “Recebemos com alegria essas novas entidades, pois com certeza elas irão nos ajudar a oferecer um trabalho ainda mais eficiente proporcionando cada vez mais um amplo espaço de pesquisa e debates”, disse o sindicalista.
80 anos de CLT
O dirigente adianta que em 2023, ano em que a CLT completará 80 anos, no dia 1º de maio, o CMS vai elaborar material comemorativo e um debate sobre o tema.
Vale lembrar que a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. “Sem a CLT não existiriam benefícios que valorizam os direitos fundamentais dos trabalhadores e contribuem com o crescimento do país, sendo um dos principais fatores do desenvolvimento social, econômico e cultural do Brasil”, finaliza o dirigente sindical.