PUBLICADO EM 19 de nov de 2024
COMPARTILHAR COM:

Centrais sindicais protagonizam debates do G20 Social no Brasil

Centrais sindicais brasileiras destacam-se no G20 Social ao debater justiça social, trabalho digno e democracia. Documento com propostas foi entregue ao presidente Lula.

Centrais sindicais protagonizam debates do G20 Social no BrasilAs centrais sindicais tiveram um papel decisivo no sucesso da Cúpula do G20 Social, realizada de 14 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento reuniu movimentos sociais e sindicais em debates essenciais para enfrentar os desafios globais.

No encerramento, o presidente Lula recebeu um documento elaborado pelo movimento sindical e pelos movimentos sociais. O texto apresenta propostas e demandas prioritárias dos trabalhadores e da sociedade civil no Brasil e no mundo. A entrega desse documento marcou um momento de destaque da participação sindical na cúpula.

A construção desse documento foi fruto de um esforço coletivo. Mais de 270 atividades autogestionadas promoveram debates sobre os temas que impactam a sociedade brasileira e internacional. Os debates abordaram questões como justiça social, desigualdades, pobreza, desemprego e precarização do trabalho.

Além disso, os debates destacaram práticas antissindicais, xenofobia, discriminação e crises geopolíticas, econômicas e ambientais. Também foram debatidos ataques contra a democracia e as organizações sindicais, tanto no Brasil quanto em nível global.

As centrais sindicais brasileiras, em parceria com entidades internacionais, mostraram a relevância do sindicalismo para os debates globais. O intercâmbio de ideias e propostas reforçou a importância da solidariedade e da organização dos trabalhadores na busca por um mundo mais justo e inclusivo.

Com sua forte presença e contribuição, o movimento sindical reafirmou seu compromisso com a luta por direitos sociais, democracia e trabalho digno. O G20 Social consolidou-se como um espaço de diálogo essencial para avançar em pautas que afetam diretamente milhões de trabalhadores em todo o mundo.

Leia também: Sinab, Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil, no G20 Social

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS