
Centrais sindicais participarão de ato contra tarifaço de Trump
As principais centrais sindicais brasileiras e movimentos sociais convocam a população para o Ato em Defesa da Soberania Nacional, que será realizado na quinta-feira, 1º de agosto, data em que entra em vigor a nova taxação de 50% imposta pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Participam, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, INTERSINDICAL, CSP-CONLUTAS e Pública. Do Movimento social participam UNE, MST, MTST e UBES.
A mobilização acontece em frente ao Consulado dos Estados Unidos, em São Paulo, e denuncia a ofensiva imperialista que ameaça a indústria nacional, os empregos e a autonomia econômica do Brasil.
“Não podemos aceitar que Trump imponha ao Brasil uma política de dominação econômica por meio de tarifas abusivas. Essa taxação é uma afronta à soberania nacional e ao nosso desenvolvimento”, denunciam os organizadores do ato.
A manifestação será um momento de unidade das forças populares em defesa do Brasil, da classe trabalhadora e contra qualquer tentativa de subordinação política ou econômica.
Serviço
Ato em Defesa da Soberania Nacional
- Data: 1º de agosto de 2025 (quinta-feira)
- Horário: a partir das 9h
- Local: Consulado dos Estados Unidos – São Paulo/SP
- Pauta: Contra a taxação de 50% imposta por Trump


























