
Movimento sindical brasileiro se mobiliza contra o tarifaço. Reunião será na Suíça com a diretora-geral da OMC. Foto: Porto de Santos – Autoridade portuária
Publicado nesta terça (9) no Painel da Folha de S. Paulo, o movimento sindical brasileiro prepara uma ofensiva internacional contra o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Segundo a nota, dirigentes de seis centrais sindicais confirmaram que irão se reunir no próximo dia 18, na Suíça, com a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala. O objetivo do encontro é pressionar a instituição a intervir na mediação da disputa comercial que vem penalizando exportações do Brasil.
“Vamos exigir mais protagonismo da OMC e reclamar do descaso do governo americano na questão da reciprocidade comercial”, afirmou Miguel Torres, presidente da Força Sindical, em declaração reproduzida pelo jornal.
A iniciativa marca a tentativa das centrais de inserir o movimento sindical brasileiro nos fóruns internacionais de negociação, buscando soluções diplomáticas e institucionais para proteger a indústria e os trabalhadores brasileiros dos efeitos das barreiras comerciais.
Leia também:
Live das Centrais Sindicais sobre tarifaço e campanhas salariais. Assista



