Lideranças das centrais sindicais e integrantes de movimentos populares realizaram uma manifestação a favor da redução da taxa de juros.
O Ato aconteceu na manhã desta terça-feira (30), em frente a sede regional do Banco Central do Brasil (BCB), no Centro Histórico de Porto Alegre.
Cerca de 450 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores, que contou ainda com a presença de um trio elétrico e bandeiras com reivindicações.
Claudio Correa, do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, representante da Força Sindical no ato disse que é fundamental a redução da taxa de juros: “A luta para reduzir os juros garante investimento e mais empregos”, afirmou o dirigente.
Vale lembrar que a manifestação ocorreu na véspera do anúncio da nova taxa de juros básica da economia, que deverá ser divulgada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC nesta quarta.
As lideranças sindicais afirmaram que não tem sentido o Brasil ter um dos maiores juros do mundo em um contexto de inflação contida.
No governo federal anterior, ressalta o vice-presidente da CUT-RS, Dary Beck Filho, o juro era muito mais baixo com uma situação muito pior da economia.
Em seguida, os manifestantes seguiram em marcha pela região central da Capital rumo ao Palácio Piratini, aumentando o número de participantes do protesto contra o projeto de reforma de carreiras do Estado, a ser votado ainda nesta terça na Assembleia Legislativa.