PUBLICADO EM 19 de abr de 2022
COMPARTILHAR COM:

Centrais lançam 1º de Maio Unificado por Empregos, Direitos, Democracia e Vida

As centrais sindicais lançaram nesta terça-feira (19), em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos, em São Paulo, o 1º de Maio 2022 Unificado que neste ano terá como lema: Emprego, Direitos, Democracia e Vida.

Os sindicalistas fizeram panfletagem, empunharam bandeiras e uma faixa que ocuparam as escadarias do teatro para divulgar o Dia do Trabalhador das centrais sindicais que começa a partir das 10h, na Praça Charles Miller, na região do Pacaembu.

Daniela Mercury, Dexter, Leci Brandão, DJ KL Jay, Dexter e Francisco, El Hombre estão entre os artistas confirmados para celebrar o Dia do Trabalhador 2022.

Valclécia Trindade, diretora da Força Sindical, ressalta que o momento é extremamente difícil em nosso país com desemprego cada vez maior, abandono, exclusão social e carestia. “O movimento sindical tem se mostrado essencial à luta dos menos favorecidos e neste 1º de Maio mostraremos ainda mais a nossa unidade e força”, reforçou Valclécia.

A pauta da Classe Trabalhadora deve ser prioridade para os candidatos das próximas eleições salientou Monica Veloso, vice presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco. “Nossa luta é a luta daqueles que querem ter uma vida digna. Agora mais do que nunca temos que mobilizar a sociedade brasileira para lutarmos por uma sociedade mais justa para todos”.

“Queremos um Brasil mais democrático e mais humano. Podemos salvar juntos o nosso país, resgatar nossos direitos e as políticas públicas. Defendemos os direitos humanos, a democracia e a paz social e daremos a nossa resposta nas urnas em outubro”, afirmou o secretário-geral da CUT-SP, Daniel Calazans.

Josimar Andrade, diretor de Relações Sindicais do Sindicato dos Comerciários de São Paulo representou a UGT no carro de som e ressaltou a importância da realização do ato unitário, como uma forma defesa da democracia brasileira. “não poderíamos, em hipótese alguma, imaginar que viveríamos essa ameaça a nossa democracia e as instituições constituídas”, disse o sindicalista ao convidar os trabalhadores e trabalhadoras a participarem do ato.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, ressalta que além de consolidar a unidade das centrais, o ato será um importante momento para fortalecer a luta pela valorização dos direitos. “Nossa luta é pela volta de uma política de valorização do salário mínimo considerando o índice de inflação, a realização de políticas de distribuição de renda e de geração de emprego e a ampliação de direitos sociais, inclusive para trabalhadores autônomos, entre eles os de aplicativos.”

“Faremos uma grande mobilização unitária para impedir que continuem os ataques aos direitos dos trabalhadores”, afirma João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical.

Juruna explica que o evento contará com a presença de representantes de diversos movimentos sociais e políticos alinhados com as pautas dos trabalhadores. Nesse sentido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é esperado. “Também vamos convidar personalidades e dirigentes políticos que defendem pautas progressistas”, adiantou o sindicalista.

Ubiracy Dantas, vice presidente da CTB alerta para o caos que o País atravessa e que os trabalhadores precisam dar uma resposta nas urnas neste ano. “Temos que brecar a ofensiva deste governo contra a classe trabalhadora e o movimento sindical”, disse Bira.

com informações das centrais sindicais

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS