Em protesto contra o reajuste salarial estabelecido pela prefeitura de Praia Grande-SP, centenas de servidores estão acampados na frente do paço municipal dando início ao primeiro dia oficial de greve. Os trabalhadores, comandados pelos sindicato da categoria, começaram a se concentrar em frente à prefeitura, no bairro Nova Mirim, por volta das 7h desta quinta-feira (11). O objetivo é uma negociação com a administração municipal.
Campanha salarial
Os servidores são contra a proposta que consiste em reajuste de 4%, baseado no Índice de Preço ao Consumidor (IPCA). Segundo Adriano Roberto Lopes da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Praia Grande, filiado à Força Sindical, em nota divulgada nas redes sociais, essa proposta é “impensável”.
A solicitação dos trabalhadores é um reajuste salarial de pelo menos 12,91% (8,91% de correção da perda do poder aquisitivo + IPCA acumulado, em torno de 4%), com a justificativa de que diversos cargos estão com salários defasados.
De acordo com o sindicato, a proposta apresentada pela prefeitura foi de acréscimo de apenas R$ 26 no vale-alimentação. “A cada ano, observamos uma erosão dos nossos direitos e a imposição de medidas que não refletem o respeito que merecemos”, diz a nota divulgada nas redes sociais do sindicato.
Confira publicação no Twitter do Jornal a Tribuna