PUBLICADO EM 06 de fev de 2019
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Brumadinho foi atentado contra a segurança no trabalho, dizem sindicalistas

Aquele terrível acidente em 25 de janeiro de 2019 ocorreu justamente por causa da disputa que essa mercadoria – o minério de ferro – trava no mercado internacional. Na busca pelo preço mais competitivo, a Vale enxugou o custo da produção

Por João Carlos Gonçalves(Juruna) e Wagner Gomes

O trágico desastre de Brumadinho, o maior acidente de trabalho do país, atinge a todos nós. São trabalhadores que produzem, acordam cedo e trabalhavam em locais insalubres como muitos de nós. É gente nossa!

Mais do que isso, milhões de trabalhadores, em empresas espalhadas pelo mundo, utilizam o que eles produziam: o minério de ferro extraído da terra, transformado em aço, que serviria para fazer o carro ali no ABC, lá em Betim, em Gravataí, nas fábricas da China, dos Estados Unidos, e em muitos outros países.

Aquele terrível acidente em 25 de janeiro de 2019 ocorreu justamente por causa da disputa que essa mercadoria – o minério de ferro – trava no mercado internacional. Na busca pelo preço mais competitivo, a Vale enxugou o custo da produção. Já foi dito que esse tipo de barragem é o meio mais barato e um dos menos seguros de lidar com os rejeitos. Assim, não é preciso muito esforço para concluir que a empresa, para baratear seu produto, cortou investimentos na segurança.

Empresas mais comprometidas com seus trabalhadores já abandonaram essa maneira de construir barragens. A própria Organização Internacional do Trabalho recomenda o abandono dessa prática obsoleta. Só após essa tragédia, que deixou um vergonhoso saldo de centenas de pessoas mortas, além de animais e do prejuízo ambiental, só após a triste lembrança de Samarco, em Mariana-MG (2015), a Vale diz que vai abandonar suas barragens obsoletas. Só agora?

Não é justo que o país e os trabalhadores tenham que sofrer – e morrer – para empresas como a Vale acordarem para a importância dos investimentos em segurança e da organização interna entre seus trabalhadores. Sim, os sindicatos também devem ser chamados para orientar as pessoas na prevenção de acidentes nos locais de trabalho. Precisamos de espaço para esse tipo de ação! Precisamos fortalecer as entidades sindicais e incentivar a formação de sindicalistas para fiscalizar, orientar e prevenir desde acidentes de individuais até tragédias como esta, que se tornou uma comoção nacional.

Se o movimento sindical tivesse condições de atuação nos locais de trabalho através das CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e dos Comitês Sindicais, poderia ter ajudado a preveni-lo. Em países capitalistas desenvolvidos, como os EUA, a Alemanha, a França e a Inglaterra esses comitês existem em uma proporção bem maior. Mas, quantas empresas brasileiras levam sério o diálogo com seus trabalhadores? Quantas CIPAs foram eleitas democraticamente?

Esta prática não é disseminada aqui e após a reforma trabalhista tende a piorar. O resultado da negligencia está expresso em dados, como os levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho, que revelam que o Brasil é a quarta nação do mundo em acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

De acordo com esses dados, entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de casos de acidentes de trabalho no Brasil. Esses casos resultaram em um índice escandaloso: a morte de 13.363 pessoas. Só em 2017, de acordo com o Anuário Estatístico de Acidente do Trabalho, 2.096 trabalhadores morreram em serviço. E se contabilizar o índice de lesões esse número sobe enormemente. Nos últimos cinco anos, 450 mil pessoas sofreram fraturas enquanto trabalhavam.

O caso da Vale não pode ser tratado como um fato isolado. Ele é resultado de uma visão de mundo acerca da coisa pública. É resultado de conchavos políticos, como já ficou demonstrado. Ele passa pela eleição dos nossos representantes no Congresso e no executivo. Passa pelo enfraquecimento dos sindicatos e dos órgãos ambientais de fiscalização. E está também na alçada da Previdência Social, que deve contemplar aqueles que foram mutilados, atingidos por doenças do trabalho e as famílias daqueles que morreram no exercício de sua função.

Em Brumadinho já perdemos cerca de três centenas de companheiros e companheiras. Brumadinho é aqui, ali, com maior ou menor grau. Temos certeza de que com a ação sindical e dos democratas haveremos de melhorar e tornar mais dignos e seguros os locais de trabalho em nosso país.

Que a lição desta tristeza seja assimilada de uma vez por todas.

 

João Carlos Gonçalves, Juruna, 64, é secretário-geral da Força Sindical e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

 

 

Wagner Gomes

Wagner Gomes, 60 anos, é secretário-geral da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

Brumadinho y el atentado contra la seguridad en el trabajo

El trágico desastre de Brumadinho, el mayor accidente de trabajo del país, Nos afecta a todos nosotros. Son trabajadores que producen, se despiertan temprano y trabajaban en lugares insalubres como muchos de nosotros. ¡Son nuestra gente!

Ademais son millones de trabajadores, en empresas repartidas por el mundo, que utilizan lo que ellos producían: el mineral de hierro extraído de la tierra, transformado en acero, que serviría para hacer el coche allí en el ABC, allá en Betim, en Gravataí, en las fábricas de China, Estados Unidos, y en muchos otros países.

Aquel terrible accidente del 25 de enero de 2019, ocurrió justamente por la disputa que esa mercancía -el mineral de hierro- traba en el mercado internacional. En la búsqueda por el precio más competitivo, la VALE reduziu el costo de la producción. Ya se ha dicho que ese tipo de represa de mineración es el medio más barato y uno de los menos seguros de lidiar con los desechos. Así, no es necesario mucho esfuerzo para concluir que la empresa, para abaratar su producto, cortó inversiones en la seguridad y salud  del trabajo.

Las empresas más comprometidas con sus trabajadores ya abandonaron esa manera de construir represas. La propia Organización Internacional del Trabajo recomienda el abandono de esta práctica obsoleta. En el caso de que se produzca un accidente de tránsito en la ciudad de Río de Janeiro, en el estado de Minas Gerais, en el estado de Minas Gerais, ¿Sólo ahora?

No es justo que el país y los trabajadores tengan que sufrir y morir, para que empresas comola  VALE DO RIO DOCE se den cuenta de la importancia de las inversiones en seguridad y salud  del trabajo, y de la organización interna entre sus trabajadores. Sí, claro que los sindicatos también deben ser llamados para orientar a las personas en la prevención de accidentes en los lugares de trabajo. ¡Necesitamos espacio para este tipo de acción! Necesitamos fortalecer a las entidades sindicales e incentivar la formación de sindicalistas para fiscalizar, orientar y prevenir desde accidentes de individuos hasta tragedias como ésta, que se ha convertido en una conmoción nacional.

Si el movimiento sindical tenía condiciones de actuación en los lugares de trabajo a través de las CIPAs (Comisiones Internas de Prevención de Accidentes) y de los Comités Sindical, podría haber ayudado a prevenirlo. En países capitalistas desarrollados, como Estados Unidos, Alemania, Francia e Inglaterra, estos comités existen en una proporción mucho mayor. Pero, ¿cuántas empresas brasileñas toma en serio el diálogo con sus trabajadores? ¿Cuántas CIPAs fueron elegidas democráticamente?

Esta práctica no se disipa aquí y después de la reforma laboral tiende a empeorar. El resultado de la negligencia está expresado en datos, como los levantados por la Seguridad Social y el Ministerio de Trabajo, que revelan que Brasil es la cuarta nación del mundo en accidentes durante actividades laborales, detrás de China, India e Indonesia.

De acuerdo con esos datos, entre 2012 y 2016, se registraron 3,5 millones de casos de accidentes de trabajo en Brasil. Estos casos resultaron en un índice escandaloso: la muerte de 13.363 personas. Sólo en 2017, de acuerdo con el Anuario Estadístico de Accidente del Trabajo, 2.096 trabajadores murieron en servicio. Y si contabilizar el índice de lesiones ese número sube enormemente. En los últimos cinco años, 450.000 personas sufrieron fracturas mientras trabajaban.

El caso de la VALE DO RIO DOCE no puede ser tratado como un hecho aislado. Él es el resultado de una visión de mundo acerca de la cosa pública. Es el resultado de conchavos políticos, como ya se ha demostrado. Él pasa por la elección de nuestros representantes en el Congreso y en el ejecutivo. Pasa por el debilitamiento de los sindicatos y de los órganos ambientales de fiscalización. Y está también en la alzada de la Previsión Social, que debe contemplar a aquellos que fueron mutilados, afectados por enfermedades del trabajo y las familias de aquellos que murieron en el ejercicio de su función.

En Brumadinho ya perdimos cerca de tres centenares de compañeros y compañeras. Brumadinho es aquí, allí, con mayor o menor grado. Estamos seguros de que con la acción sindical y los demócratas hemos de mejorar y hacer más dignos y seguros los lugares de trabajo en nuestro país.

Que la lección de esta tristeza sea asimilada de una vez por todas.

Joao Carlos Gonçalves (Juruna), metalúrgico, secretário general da Força Sindical e vice-presidente del Sindicato de los Metalúrgicos de São Paulo

Wagner Gomes, 60, metroviário, secretário general de la Central de Trabajadores y Trabajadores de Brasil (CTB) y Dirigente del Sindicato de los Metroviários de São Paulo

Brumadinho and the atack on safety at work

The tragic disaster of Brumadinho, the biggest work accident in the Country, hits us all. These are workers who produce, wake up early and worked in unhealthy places as many of us. It’s our people!

More than this, millions of workers, in companies spread all over the world, use what they produced: the iron ore extracted from the earth, transformed in steel, which would serve to make the cars there in ABC, there in Betim, in Gravataí, in the factories of China, of USA, and in many other Countries.

That terrible accident in January, 25, 2019, occurred just because of the dispute that this commodity – the iron ore – holds in the international market. In the search for the most competitive price, Vale has dried up the cost of production. It was already said that this kind of dam is the cheapest way and one of the less safe of dealing with tailings. Thereby, it is not necessary much effort to conclude that the company, in order to cheapen its product, has cut investments in safety.

Companies more committed with their workers have already abandoned this way of building tailings dams. The International Labor Organization itself recommends abandoning this obsolete practice. Only after this tragedy, which has left a shameful balance of hundreds of dead people, beyond animals and environmental damage, only after the sad memory of Samarco, in Mariana (MG), in 2015, Vale says it will abandon its obsolete dams. Only now?

It is not fair that the Country and the workers have to suffer – and die – to companies like Vale wake up for the importance of investments in safety and the internal organization among its workers. Yes, the trade unions must be called to orient people in the prevention of accidents in the workplace. We need space for this kind of action! We need to strengthen the trade unions and incentive the formation of unionists to inspect, guide and prevent since individual accidents until tragedies like this, which became a national commotion.

If the trade union movement had conditions of operation in the workplaces through the CIPAs (Internal Commissions for Accident Prevention) and the Trade Union Committees, it could have helped prevent it. In developed capitalist Countries, like the USA, Germany, France and England, these committees exist in a much bigger proportion. Yet, how many Brazilian companies take the dialogue with their workers seriously? How many CIPAs have been elected democratically?

This practice is not disseminated here and after the labor reform it tends to get worse. The result of negligence is expressed in data, as the raised by the Social Security and the Ministry of Labor, which reveal that Brazil is the forth nation of the world in accidents during the labor activities, only after China, India and Indonesia.

According to these data, between 2012 and 2016, it was recorded 3,5 million cases of labor accidents in Brazil. These cases resulted in a scandalous index: the death of 13.363 people. Only in 2017, according to the Statistical Yearbook of Labor Accident, 2.096 workers died in service. And if count the injury index this number goes up enormously. In the last five years, 450 thousand people suffered fractures while working.

The case of Vale cannot be treated as an isolated fact. It is the result of a worldview on the public thing. It is result of political conspiracies as it has already been demonstrated. It goes through the election of our representatives in Congress and the Executive, it goes through the weakening of the trade unions and the environmental inspection agencies. And it is also on the side of the Social Security, which should contemplate those who have been mutilated, affected by occupational diseases and the families of those who died in the exercise of their function.

In Brumadinho we already lost about three hundred of companions, men and women. Brumadinho is here, there, with more or less degree. We are sure that with trade union and democrats actions we will improve and become more dignified and secure the workplaces in our Country.

May the lesson of this sadness be assimilated once and for all.

João Carlos Gonçalves (Juruna), 65, metallurgical, Secretary-General of Força Sindical and Vice-President of the Metallurgists Labor Union of São Paulo

Wagner Gomes, subway worker, Secretary-General of Center of Brazilian Men and Women Workers (CTB) and director of the Subway Workers Labor Union of São Paulo

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