PUBLICADO EM 15 de ago de 2025

Brasil reciclou 97,3% das latas de alumínio em 2024

País manteve 16 anos com reciclagem acima de 96%. Catadores pedem remuneração também pelo serviço de coleta das latas de  alumínio

Brasil reciclou 97,3% das latas de alumínio em 2024

Brasil reciclou 97,3% das latas de alumínio em 2024

O Brasil reciclou 97,3% das latas de alumínio em 2024, de acordo com a Recicla Latas, associação que reúne fabricantes e recicladores do setor.

O índice, portanto, manteve o país, pelo 16º ano seguido, acima de 96% de reaproveitamento. Além disso, em 2022, o patamar chegou a 100,1% e, em 2023, alcançou 99,6%.

No último ano, por sua vez, 33,9 bilhões das 34,8 bilhões de latinhas comercializadas retornaram ao ciclo produtivo. Em apenas 60 dias, assim, estavam novamente nas prateleiras.

O secretário-executivo da Recicla Latas, Renato Paquet, ressaltou que a logística reversa brasileira, portanto, demonstra força e articulação, mesmo em períodos economicamente desafiadores.

Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos obriga fabricantes a garantir o retorno dos resíduos. Nesse sentido, o sistema conta com parcerias da Abal e da Abralatas.

Para a presidente da Abal, Janaina Donas, o Brasil é, assim, referência em economia circular e vê a reciclagem não apenas como solução ambiental, mas também como estratégia competitiva e de descarbonização.

Já o presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, por outro lado, destacou que a cadeia estruturada da reciclagem, consequentemente, gera renda e oportunidades em todo o território nacional.

O Movimento Nacional dos Catadores, por sua vez, estima a existência de cerca de 800 mil trabalhadores na atividade. Parte significativa, contudo, atua em situação de vulnerabilidade social.

Dessa forma, Roberto Rocha, presidente da Ancat, defendeu que os catadores sejam remunerados também pela coleta, e não apenas pelo valor do material entregue às recicladoras.

Por fim, ele propôs que prefeituras e iniciativa privada financiem programas de pagamento pelo serviço de coleta, contemplando também catadores autônomos, fora de cooperativas.

Leia também:

Sindicato dos Motoristas de São Paulo garante o retorno de 300 ônibus

Sindnapi convida para a Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa

COLUNISTAS

QUENTINHAS