PUBLICADO EM 25 de abr de 2025

Brasil e OIT fortalecem parceria por justiça social e igualdade de oportunidades

Brasil e OIT fortalecem parceria em busca de justiça social e proteção social em encontro com o ministro Luiz Marinho.

Brasil e OIT fortalecem parceria por justiça social e igualdade de oportunidades

Brasil e OIT fortalecem parceria por justiça social e igualdade de oportunidades – Foto: Allexandre Silva / MTE

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reuniu no dia 24 de abril, na sede do ministério em Brasília (DF), com a diretora-geral adjunta de Parcerias e Relações Externas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laura Thompson, e com o diretor do Escritório da OIT no Brasil, Vinicius Pinheiro.

O encontro teve como foco o fortalecimento da cooperação entre o Brasil e a organização.

Durante o encontro, foram discutidas formas de ampliar a cooperação entre o governo brasileiro e a OIT em áreas como justiça social, proteção social e fortalecimento do diálogo entre governo, trabalhadores e empregadores.

O ministro Luiz Marinho reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção do trabalho decente, da igualdade de oportunidades e da inclusão social.

Também destacou o interesse do governo federal em ampliar parcerias técnicas com organismos internacionais.

Laura Thompson destacou o papel estratégico do Brasil na promoção de políticas públicas voltadas à igualdade salarial.

Ela mencionou o lançamento do 3º Relatório de Transparência Salarial, cujos dados foram considerados positivos pelos representantes da OIT.

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de realizar um evento no Brasil focado na promoção da Equal Pay International Coalition (EPIC), com o objetivo de incentivar a adesão de outros países da América do Sul à iniciativa.

O evento, que contaria com o apoio da OIT, poderia se tornar um importante fator de mobilização regional em torno da igualdade salarial entre mulheres e homens.

Outro tema discutido foi o programa de cooperação entre o Ministério do Trabalho e a OIT, que inclui projetos voltados para o fortalecimento da justiça social no Sul Global.

Leia também: Servidores de Santo André rejeitam contraproposta da Prefeitura e farão paralisação

COLUNISTAS

QUENTINHAS