PUBLICADO EM 24 de mar de 2025

Borracheiros promovem Encontro “Lugar da Mulher é na Política!”

Descubra por que o lugar da mulher é na política no Encontro de Mulheres Borracheiras 2025. Veja as discussões e insights do evento.

Encontro: Lugar da Mulher é na Política

Encontro: Lugar da Mulher é na Política

No último sábado, 22 de março de 2025, o Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região (SINTRABOR) promoveu o “Encontro de Mulheres Borracheiras 2025“, realizado na colônia de férias da entidade em Praia Grande. Com o tema “Lugar da Mulher é na Política!”, o evento reuniu trabalhadoras do setor para debater a participação feminina no cenário político e sindical.

A presidente do Departamento Feminino do SINTRABOR, Ana Cristina de Souza, abriu o evento ressaltando a importância da mobilização feminina dentro dos sindicatos e da política. Também participaram do encontro Maria de Lourdes Fonseca, representante da FETIESP, e Carla Bezerra, coordenadora de políticas públicas para mulheres da Prefeitura de São Paulo, que enfatizou a necessidade de ações concretas para ampliar a presença feminina nos espaços de decisão.

Além das palestras e debates, o encontro proporcionou momentos de troca de experiências entre as participantes, destacando histórias inspiradoras de mulheres que vêm conquistando espaço no setor. O evento foi encerrado com o compromisso coletivo de intensificar a luta por maior representatividade feminina nas decisões políticas e sindicais.

Ampla participação

Cerimonialista do evento, nossa Diretora Edivânia Medeiros foi quem anunciou os componentes da mesa de trabalhos: Samuel Alves (Ferrinho), Vice-presidente do SINTRABOR (que representou o Presidente Márcio Ferreira); Maria Auxiliadora, Presidente do Sindicato dos Brinquedos e Secretária Nacional de Políticas para Mulheres e Gênero da Força Sindical; Alsira Lima, Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; Dr. Cesar Granieri, Coordenador Depto. Jurídico da nossa Entidade; Vera Benicio, Secretaria de Diversidade e Inclusão da cidade de Praia Grande que representou o Prefeito de Praia Grande, dr. Alberto Mourão; Osmir Rato, Presidente do Sindicato da Borracha de Sorocaba representando a FENABOR; Sara Santana, Professora da rede pública de ensino e Palestrante; bem como as nossas Diretoras do Sindicato: Irani Ribeiro, Deusilá Moreira e Osenilda Alves. A Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB/SP), participou virtualmente, através de vídeo saudando as companheiras da categoria.

Participação das Mulheres nas Greves Gerais de 1917

O Encontro contou com a palestra da Profª Eliane Furoni, Mestranda em Ciências Sociais pela PUC, que falou sobre a “Participação das Mulheres nas Greves Gerais de 1917 e as Lutas Históricas das Operárias no Início do Século XX”.

Segundo Eliane, as mulheres tiveram grande importância na Greve de 1917, sobretudo no combate aos abusos e todo tipo de exploração sofrida pelas operárias nas fábricas daquele período: “Parou São Paulo”, contou ela, explicando como aquela paralisação liderada por mulheres tomou proporções gigantescas.

Desigualdades e desafios

Lugar da Mulher é na Política: Eliane Furori

Lugar da Mulher é na Política: Eliane Furori

Houve também um painel que tratou do tema “Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e os Desafios e Lutas das Mulheres”. A primeira a fazer sua explanação foi Patty Ferreira, vereadora do PT em Diadema. Ela contou um pouco de sua trajetória e frisou a importância de conscientizar e politizar as próximas gerações: “Hoje, eu trabalho para minha filha de 17 anos e para filha de todas vocês. […] Tem uma nova geração que está vindo e a gente precisa politizar e precisa mostrar”, finalizou.

Após a fala da vereadora, ficou a cargo de Marilane Teixeira, Professora e Pesquisadora da CESIT e UNICAMP, encerrar o painel. Ela destacou o que vem sendo feito em termos de políticas públicas para melhorar a vida das mulheres, sobretudo pelo fato da Profª Marilane ter participado da construção do relatório de transparência salarial e ter ajudado na elaboração da Lei de igualdade salarial.

Lugar da Mulher é na Política: Patty Patty Ferreira e Marilane

Lugar da Mulher é na Política: Marilane e Patty Ferreira

Poder popular

Antes da realização dos sorteios prevista na programação do Encontro, o assessor de comunicação do SINTRABOR, Valter Paixão, falou sobre um dos panfletos que foram entregues as participantes que foi elaborado pela Deputada Federal Luiza Erundina intitulado Sementes da Esperança. O material o Manifesto forneceu informações para criação de núcleos de base para a reconstrução do poder popular.

Leia também:

Borracheiros SP debatem saúde e segurança do trabalhador

COLUNISTAS

QUENTINHAS