O Sindicato dos Borracheiros de SP (Sintrabor) recebeu nesta quinta (10) , o companheiro Alejandro Crespo, presidente do SUTNA (Sindicato Unico de Trabajadores del Neumatico Argentino), na sede central da entidade.
A visita ocorreu em uma programação que começou às 10 horas da manhã com uma reunião coordenada pelo presidente do Sindicato, Márcio Ferreira, onde o companheiro Crespo explanou aos nossos diretores e assessores detalhes sobre a Greve Histórica e Vitoriosa de 180 dias realizada no primeiro semestre pelos borracheiros da Argentina que conseguiu dobrar a intransigência dos patrões e conquistar o reajuste salarial reivindicado pela categoria.
Durante sua apresentação, o companheiro Alejandro fez questão de agradecer o SINTRABOR pelo apoio integral nessa jornada, desde a assembleia de aprovação da paralisação, na qual o nosso presidente Márcio esteve presente, até o envio dos ofícios de solidariedade do nosso Sindicato na reta final do movimento paredista. O movimento representou um divisor de águas no desfecho dessa grande batalha, fazendo a balança das negociações pender para o lado obreiro.
A reunião durou mais de 2 horas, com perguntas e uma análise conjuntural do presidente Márcio, que também falou sobre o projeto da Diretoria do SINTRABOR em estreitar o intercâmbio internacional, não apenas com os trabalhadores da Argentina e América Latina, mas de todo o mundo.
Outra iniciativa importante no intercâmbio e na integração social entre o SINTRABOR e o SUTNA, será a realização de uma partida de futebol entre os trabalhadores representados pelas duas entidades no 1º trimestre de 2023, e ainda o compromisso do aproveitamento das estruturas de turismo e lazer da categoria em ambos os países, bem como a realização de um Encontro Mundial dos Trabalhadores de Artefatos de Borracha e Pneumáticas em novembro de 2023 no Brasil.
Após a reunião, foi gravado um depoimento do companheiro Alejandro na TV SINTRABOR.
Também houve um almoço de confraternização com o companheiro Miguel Torres, Presidente Nacional da Força Sindical, que saudou o companheiro Crespo e sua Diretoria, e um encontro na sede da Força Sindical, onde o companheiro Crespo se reuniu com os diretores João Carlos Juruna (Secretário-Geral) e Geraldino dos Santos (Secretário Nacional de Relações Sindicais).
Na oportunidade, Alejandro agradeceu a articulação da Força Sindical junto às outras centrais brasileiras, que conjuntamente se manifestaram a favor do SUTNA e dos trabalhadores da borracha da Argentina na Greve dos 180 dias.
Laércio Gomes da Silva
A luta faz a lei, mas algumas vezes ela se acentua de uma maneira muito extrema; nesses momentos a solidariedade ajuda a passar pelas adversidades. Parabéns por essa união!