PUBLICADO EM 15 de mar de 2022
COMPARTILHAR COM:

Banco de dados inédito traz a produção dos primeiros modernistas

Projeto reúne informações sobre autores que participaram da Semana de 22 e outros que se destacaram nos anos seguintes

A tela Abaporu, de Tarsila do Amaral, é um ícone do modernismo brasileiro

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP lançou nesta terça-feira (15) a Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro.

“O projeto reúne as informações biográficas, a produção escrita e a fortuna crítica dos autores presentes na Semana de Arte Moderna de 1922 ou que se projetaram no decorrer da década de 1920 publicando livros, artigos em jornais e revistas e participando de movimentos”, como destacou Leila Kiyomura, na matéria “USP lança plataforma sobre Modernismo literário brasileiro“.

Entre os 24 autores, poetas e escritores destacados na plataforma estão Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Guilherme de Almeida, Tarsila do Amaral e Sérgio Milliet.

A projeto é coordenado pelos professores e pesquisadores Marcos Moraes e Frederico Camargo, do IEB e tem como meta “indexar num único repositório, do modo mais completo possível, uma série de referências que até então se encontravam esparsas em dicionários bibliográficos, livros, teses, sites e páginas de periódicos conservados em arquivos e bibliotecas”.

Foto: Reprodução/Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro

Acesse aqui a Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS