O SindimotoSP comemorou a iniciativa e contabilizou mais uma vitória na categoria, já que espaço próprio para motocicletas nas vias públicas era reinvindicação antiga do sindicato e comprovadamente fator de diminuição de acidentes entre motociclistas, como já se comprovou na Avenida 23 de Maio.
O processo de implantação já começou com a retirada das faixas no asfalto e sinalização de cuidado na pista por conta das obras.
O novo trecho de 8,5 km da via entre a Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro receberá a faixa nos dois sentidos, totalizando 17 km de vias exclusivas para motos. O primeiro sentido a receber a Faixa Azul é sentido Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf. Após o término da implantação, será realizado no sentido oposto.
A Avenida dos Bandeirantes foi escolhida como local para receber a faixa, pelo alto tráfego de motos na via, com mais de 1600 motos por hora no horário de pico, visando dessa forma, diminuir o número de acidentes.
As próximas vias a receberem a faixa para motocicletas serão Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, Avenida Rubem Berta.
O SindimotoSP avalia como positiva a Faixa Azul porque ela agiliza com segurança o movimento das motocicletas, também entende que é uma forma de política urbana de mobilidade para motociclistas e que atende antiga reivindicação do sindicato.
Segundo a CET – SP, a implantação desse novo trecho da faixa será da seguinte forma:
• Placas de alerta para ciclistas e pedestres informando que no local há a Faixa Azul para motos;
• Nas placas de sinalização para os motociclistas também haverá informações sobre pedestres e ciclistas na via;
• A sinalização de solo será contínua próximo ao semáforo;
• Nas colunas semafóricas haverá uma pintura em azul, para alertar que há a Faixa Azul na via;
• Haverá box seguro para motos em todos os cruzamentos semaforizados;
• A implantação de uma tacha refletiva azul, para informar que há Faixa Azul e auxiliar na visão noturna.
Fonte: Blog do Gil