O Centro de Integração e Valorização do Idoso – CIVI do Sindicato Nacional dos aposentados Pensionistas e Idosos – Sindnapi iniciou as aulas de Yoga com duas turmas.
Ampliação das aulas de Yoga
De acordo com o coordenador do espaço, Fábio Sampaio, já está em estudo a criação de uma nova turma.
O CIVI, antiga Casa do Vovô, está localizado em Americana, no interior de São Paulo. É um espaço destinado aos idosos, aposentados e pensionistas.
Lá são realizadas diversas atividades, com pilates, e programas a fim de aumentar a qualidade de vida da melhor idade.
Sampaio explica que o interesse pelo Yoga foi grande. “Tanto que fechamos as duas turmas, com dez integrantes cada, rapidamente.” Agora, o coordenador busca na prefeitura a cessão de um professor para abrir novas turmas.
Atividades com inscrição aberta
Enquanto define a abertura de novas turmas no Yoga, Sampaio destaca que as demais atividades do CIVI estão com inscrições abertas.
“Nós temos práticas sociais, culturais, físicas, recreativas, ocupacionais e de lazer de convívio dos idosos com a sociedade”, lembras Sampaio.
Atualmente há aulas de alfabetização, yoga, hidroginástica, canto, ginástica, capoeira e pilates.
Mais sobre a Yoga
A yoga, originária da Índia há milênios, combina práticas físicas, mentais e espirituais. Seu nome deriva do sânscrito, significando união, e promove equilíbrio integral para a vida.
Com raízes profundas na tradição indiana, a yoga ganhou popularidade global devido aos seus benefícios holísticos. Praticantes experimentam melhorias físicas, mentais e emocionais, buscando equilíbrio e bem-estar.
O foco da yoga é:
- posturas (asanas),
- respiração controlada (pranayama) e
- meditação
Os praticantes desta atividade fortalecem o corpo, aumentam a flexibilidade e melhoram a concentração. Além disso, a yoga reduz o estresse, promove relaxamento profundo e eleva a qualidade de vida.
Os benefícios da yoga se estendem além do físico. Promovendo a consciência mental e emocional, a prática contribui para a gestão do estresse, ansiedade e até mesmo quadros depressivos. É uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal.
com informações do Sindnapi
Leia também: IPEA: renda do trabalhador tem aumento significativo em 2023