PUBLICADO EM 08 de jan de 2026

São Paulo terá ato em memória de Manoel Fiel Filho e lançamento de livro

Manoel Fiel Filho será lembrado em um ato especial. Junte-se a nós em São Paulo no dia 19 de janeiro para homenageá-lo.

Manoel Fiel Filho, metalúrgico assassinado pela ditadura militar

Manoel Fiel Filho, metalúrgico assassinado pela ditadura militar

Um ato em memória dos 50 anos do assassinato do operário metalúrgico Manoel Fiel Filho será realizado no dia 17 de janeiro de 1976, às 18h,  nas dependências do DOI-CODI em São Paulo. O evento acontece na Rua do Carmo, nº 171, no centro da capital, antiga sede do Sindicato dos Metalúrgicos e atual sede do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical — espaço de forte simbolismo para a história do movimento operário brasileiro.

Livro

Manoel Fiel Filho foi morto em 27 de janeiro de 1976, nas dependências do DOI-Codi do Exército, durante a ditadura militar. O ato marca também o lançamento do livro Carrascos da Ditadura, do jornalista Jorge Oliveira, diretor do documentário Perdão, Mister Fiel.

A obra reconstrói a trajetória de Manoel Fiel Filho, aponta os responsáveis por sua prisão, tortura e morte e analisa o funcionamento da repressão política no Brasil e na América do Sul durante os regimes autoritários.

Durante o evento, será feita a entrega da Medalha Manoel Fiel Filho, concedida a militantes do movimento operário e sindical como reconhecimento à resistência democrática e à defesa dos direitos dos trabalhadores no período da ditadura.

O ato é uma iniciativa da Fundação Astrojildo Pereira, com apoio das centrais sindicais e do Centro de Memória Sindical, e reafirma o compromisso com a memória, a verdade, a justiça e a democracia. A atividade terá transmissão simultânea pelos sites da FAP e do Tutaméia.

Leia também:

A história dos Metalúrgicos de São Paulo

A história dos Metalúrgicos de São Paulo



COLUNISTAS

QUENTINHAS