PUBLICADO EM 21 de dez de 2017
COMPARTILHAR COM:

Aposentados defendem diálogo sobre reforma e condenam imposição, diz presidente do SINDINAPI

“A Previdência é um dos pilares da ordem social. Qualquer mudança, ainda que necessária, não pode ser de forma apressada. A questão exige que todas as partes sejam ouvidas. É preciso que haja diálogo e não imposição”. A afirmação é de Marcos Bulgarelli, novo presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical), eleito no 5º Congresso Nacional da entidadade, nos dias  28 a 30 de novembro em Americana-SP

Por Agência Sindical

 

Marcos Bulgarelli, o Marcão e o jornalista João Franzin da Agência Sindical

Metalúrgico,  ferramenteiro de profissão,  participante da Comissão de Fábrica d Ford Ipiranga na cidade de São Paulo, Marcão, como o chamam os companeiros,  foi eleito durante congresso no final de novembro. Até então, participava da direção executiva da entidade. Na quinta (14), ele foi entrevistado pelo jornalista João Franzin, no programa Repórter Sindical na Web, quando falou sobre o crescimento do Sindnapi. “Hoje, temos 15 sedes próprias, Colônia de Férias e dois Centros de Integração e Valorização do Idoso (CIVI)”, conta.

Força política

O dirigente explica que o Sindicato tem três pilares de sustentação e um deles é a força política do idoso. “Hoje somos referência. Convivemos há 17 anos sem o imposto sindical. Sobrevivemos apenas com a mensalidade do associado”, explica.

Parcerias

Outra força da entidade está nas parcerias e benefícios. Entre os serviços à disposição dos associados, o principal é o Jurídico. “Temos milhares de processos na Justiça”. Na área de saúde, o Sindnapi tem convênios com clínicas, farmácias e outros. “Chegamos a ter 70% de desconto em farmácias, como Drogasil e Droga Raia”, informa.

Ele destaca ainda as ações destinadas a melhorar a qualidade de vida dos Aposentados. “Realizamos excursões e viagens, bailes, aulas de dança de salão, atividades esportivas e um café da manhã mensal com os associados”, diz. Para conhecer todos os benefícios e se orientar melhor, os sócios podem consultar um guia com 100 páginas – que também está disponível no site do Sindicato.

Sindicalização

Ele ressalta que a filiação é constante e crescente. “Atualmente temos cerca de 250 mil associados”, ressalta. Marcão explica que empresário também pode ser sócio do Sindnapi, não apenas trabalhador. Basta ser idoso.

Além de muitos benefícios, o associado tem direito a uma cooperativa de crédito, que funciona em São Paulo. “Ela atende exatamente como uma agência bancária. O sócio tem direito a cartão de crédito e cheque. Pagar conta e receber também. A cooperativa tem as menores taxas do mercado”, relata o presidente.

Conquistas

O convidado do Repórter na Web listou uma série de conquistas da categoria. “Participamos ativamente da luta pela antecipação do reajuste do benefício. Antes ele era feito em julho para receber em agosto. Com a negociação ele passou a sair em janeiro para receber em fevereiro”. Além disso, passou do décimo dia útil para o quinto. Ele lembra que a antecipação da primeira parcela do 13º também foi conquista do Sindicato.

Resistência 

No dia 24 de janeiro, dia dos Aposentados, haverá protesto na Paulista. A partir das 9 horas, concentração na Praça Oswaldo Cruz. Será  lançamento do carnaval. “Faremos um protesto diferente. E desta vez nossa meta é ampliar e chegar a mais de 2 mil participantes. Estamos convidando muitas pessoas”, explica.

Assista programa completo abaixo:

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS