Depois que o governo brasileiro expulsou invasores das terras indígenas Apyterewa, no Pará, dezenas de animais de estimação foram abandonados pelos ocupantes ilegais. Embora tenham sido concedidas permissões para resgatar os animais de estimação, os proprietários não voltaram para buscá-los, deixando-os vagando pelas ruas de Vila Renascer até serem recolhidos por um abrigo temporário. Os animais foram devidamente tratados com medicamentos, submetidos à castração e agora estão prontos para serem amados e adotados por indivíduos responsáveis.
Conforme divulgado no site que disponibiliza a adoção destes animais, a companhia aérea GOL ofereceu frete gratuito para o transportá-los para possíveis adotantes em lugares mais distantes do Brasil. A empresa Cobasi também está ajudando, oferecendo um kit para cada animal adotado. Para os interessados de localidades próximas, como os municípios adjacentes à TI – Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu – a campanha conta com transporte terrestre. Para atender os adotantes de municípios mais distantes, o transporte depende de parceiros e de órgãos governamentais, além de organizações da sociedade civil locais.
Como adotar
Para adotar, entre no site Adote Apyterewa. Poucos foram adotados até agora.
Ajude a compartilhar a campanha. A seguir, assista ao vídeo gravado pela médica veterinária Lívia sobre a situação dos animais e atenda seu apelo: “Não compre! Adote”.
Leia também:
Dia Internacional do SRD: a adoção de cães sem raça definida é um ato de amor