DASA foi denunciada por supostas *fraudes jurídicas*
O Sindicato da Saúde de São Paulo, SinSaúdeSP, entrou com processo contra a Rede de Saúde DASA, após receber denúncias de trabalhadores sobre supostas *fraudes jurídicas* por parte da empresa. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade, Jefferson Caproni, nesta terça-feira (5).
O Sindicato da Saúde de São Paulo já havia denunciado a rede DASA, em 2023, pela mudança de nomenclatura na carteira de trabalho de técnicos e auxiliares de enfermagem. Isso implica no recebimento do piso salarial da enfermagem e pode, também, descaracterizar as funções no local de trabalho.
A suposta mudança na carteira de trabalho, sem que haja uma assembleia, decidida de maneira unilateral e fora da realidade, pode ir contra a CLT e se tornar uma fraude jurídica.
Davita por descumpre o pagamento do piso salarial
No mesmo dia, o Sindicato denunciou a empresa Davita por descumprir o pagamento do piso salarial da enfermagem. Após receber denúncias anônimas dos trabalhadores da Davita, o sindicato iniciou uma ação importante devido a essa violação da convenção coletiva de trabalho.
Caproni informou que a audiência está marcada para o dia 21 de março, na qual o sindicato é o reclamante, enfatizando a necessidade de cumprimento da lei e pagamento do piso salarial aos trabalhadores.
Leia também:
Diretoria do SinSaúdeSP se reuniu com representantes do Sesc