
A Marcha da Classe Trabalhadora será dia 15 abril, em Brasília -Foto: Jaélcio Santana
A Marcha da Classe Trabalhadora, organizada de forma unitária pelas centrais sindicais, levará à Brasília, no próximo dia 15 de abril, militantes de todo o país. A mobilização será precedida pela plenária da CONCLAT (Conferência da Classe Trabalhadora), que vai aprovar a nova Pauta da Classe Trabalhadora para o período de 2026 a 2030.
b. ONIBUS – estacionamento: Na com a Polícia do DF ficou definido que:
i. estacionamento junto ao Teatro
ii. se lotar, o ônibus deixa as pessoas no Teatro e estacionará na
área da Torre de TV
iii. no final da Marcha, ônibus serão orientados para estacionar na
rua transversal da esplanada dos Ministérios, para ficar mais
próximo do local do final da Marcha
iv. Importante os ônibus colocarem o cartaz (já enviado) com o logo
da conclat e escrever a origem (cidade)
c. Logística em preparação.
d. Importante reforçar para todos levem protetor solar / boné e outras
proteções.
Leia também:
Miguel Torres defende redução da jornada e fim da escada 6×1
Após a marcha, o documento será entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministros. O horário e o local da reunião com o presidente ainda serão definidos.
A concentração dos trabalhadores começa às 8h, no estacionamento do Teatro Nacional, seguida da plenária da CONCLAT às 9h. A marcha em direção à Esplanada dos Ministérios está prevista para as 11h.
Pauta reúne prioridades do movimento sindical
Elaborada de forma unitária pelas centrais sindicais, a Pauta da Classe Trabalhadora consolida as principais reivindicações e propostas do movimento sindical. O documento tem origem na CONCLAT de 2022 e é atualizado anualmente, de acordo com a conjuntura.
Neste ano, a pauta reúne 68 itens prioritários. Entre os principais pontos estão:
- redução da jornada de trabalho sem redução de salário e fim da escala 6×1;
- valorização e fortalecimento da negociação coletiva;
- direito à negociação para servidores públicos;
- regulamentação do trabalho por aplicativos;
- combate à pejotização irrestrita;
- enfrentamento ao feminicídio.
O objetivo é orientar a atuação do movimento sindical em mobilizações, negociações e ações institucionais em âmbito nacional, regional e setorial.
Avanços desde 2022
Segundo avaliação das centrais sindicais, cerca de 70% das diretrizes aprovadas na CONCLAT de 2022 já foram implementadas pelo governo federal ou estão em tramitação no Congresso Nacional.
Entre os avanços apontados estão a retomada da política de valorização do salário mínimo; ampliação do Bolsa Família; política de igualdade salarial entre mulheres e homens; correção da tabela do Imposto de Renda, entre outros.
Agenda no Congresso e no Judiciário
Além da pauta geral, as centrais também atualizaram a agenda sindical unitária no Congresso Nacional e no Judiciário. Os documentos reúnem projetos prioritários em tramitação na Câmara e no Senado, além de processos relevantes à classe trabalhadora no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Essas agendas serão entregues aos presidentes das duas Casas legislativas e dos tribunais, em data a ser definida.
Serviço
Plenária da CONCLAT e Marcha da Classe Trabalhadora
📍 Estacionamento do Teatro Nacional – Brasília
📅 15 de abril (quarta-feira)
🕗 8h – Concentração
🕘 9h – Plenária (CONCLAT)
🕚 11h – Saída da marcha
🕓 À tarde – Reunião com o presidente Lula
Leia também:
Centrais sindicais intensificam mobilizações para 15 de abril



