Tradicionalmente, desde 2017 o Dia da Luta Operária é celebrado com um ato político no galpão de uma fábrica desativada no bairro do Brás. Em 2020, em razão da pandemia, a tradicional atividade presencial dará lugar a uma reunião digital. Na próxima quinta (9), às 18 horas, haverá um encontro online reunindo lideranças sindicais para marcar a data e, também, debater a conjuntura política/econômica e o impacto disso para o conjunto da classe trabalhadora.
A data foi instituída pela lei municipal 16.634/2017 e homenageia a greve geral de 1917, considerada a primeira greve geral no Brasil. No dia 9 de julho daquele ano o sapateiro de origem espanhola José Martinez foi morto pela Polícia durante repressão a um protesto de grevistas na porta de uma tecelagem no Brás.
Martinez faleceu dias após ser baleado. Sua morte incendiou a paralisação, cuja pauta era mais salários e melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou para outros estados e é considerada a primeira greve geral do Brasil.
O encontro será transmitido na página do vereador Donato no Facebook.