PUBLICADO EM 05 de dez de 2022
COMPARTILHAR COM:

Químicos da Força participam de reunião do Projeto SASK para fortalecer sindicalismo para uma transição justa no Brasil

Edson Dias Bicaho, secretário geral da FEQUIMFAR, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e membro do Comitê Executivo da IndustriALL, esteve no evento e falou sobre o desenvolvimento e a importância do projeto para discutir os desafios e caminhos de uma política industrial nacional, com transição justa, a partir da realidade de cada região do país.

A IndustriALL Brasil, em conjunto com a IndustriALL Global Union e SASK (Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia) realizou, no dia 1º de dezembro, um encontro com dirigentes de federações, confederações e sindicatos do Brasil para discutir a continuidade do projeto SASK no país.

Além da avaliação dos seminários regionais e nacional realizados no decorrer do ano de 2022, que discutiram as regionalidades no âmbito da política industrial e o futuro da indústria, também foi realizada a proposição de uma nova agenda para 2023 com o tema “Fortalecimento sindical para uma transição justa”.

Nessa perspectiva, foram debatidas novas estratégias para a realização do debate nos estados não somente sobre a temática transição justa e sustentável e de política industrial, mas no trabalho de questões como a inclusão das minorias sociais, a busca pela proposição de políticas públicas, o fortalecimento, organização e capacitação dos dirigentes, além de novos encaminhamentos para os encontros a partir das mesas tripartites setoriais.
Na ocasião, os dirigentes também aderiam à Campanha pela ratificação da C190 e a eliminação da violência e assédio moral no mundo do trabalho. Nesse sentido, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, 25 de novembro, marcou o início de 16 dias de ativismo que culminam com a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

Por fim, foi realizado um debate pelo presidente do TID Brasil (Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento), Rafael Marques, com o tema “Pós eleição de Lula: Quais os panoramas para o desenvolvimento da indústria no Brasil? Quais os limites e possibilidades para uma perspectiva de transição justa?”.

Fonte: Fequimfar

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS