PUBLICADO EM 28 de nov de 2022
COMPARTILHAR COM:

Angela Antunes é nomeada para o Conselho dos Direitos da Mulher do RS

Angela Antunes é a quarta da direita para esquerda. Foto: Eder Pereira e Suria Liz

O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (28/11) traz publicação que designa as representantes para o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) no Rio Grande do Sul. A diretora do Sintergs, Angela Antunes, foi nomeada representante titular da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS).

A providência é resultado da ação do movimento de mulheres. Desde a eleição para o Fórum Estadual da Mulher, realizada em setembro deste ano, as lideranças vêm pressionando o governo do Estado para reativar os trabalhos do colegiado. O CEDM estava sem funcionar desde o início do governo Eduardo Leite e Ranolfo.

“O conselho ficou desativado por mais de três anos. Tanto a eleição para o fórum quanto as nomeações para o conselho, são fruto da articulação e da unidade do movimento de mulheres”, avalia Angela.

Na sexta-feira (25/11), Dia Internacional de Luta Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, foi realizado ato na Praça da matriz, em Porto Alegre, para reivindicar a posse imediata do conselho e pressionar pelas nomeações. O grupo protestou contra a redução dos recursos para as políticas públicas para as mulheres e alertou para o aumento dos feminicídios.

Durante a manifestação, a deputada Sofia Cavedon (PT) foi até o Palácio Piratini para conversar com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, para que fosse dado andamento ao processo de nomeação. Lemos não recebeu o grupo, mas se comprometeu em encaminhar ao governador para assinatura e publicação.

Clique aqui e confira todas as conselheiras e suplentes nomeadas

Com informações de Assessoria de Comunicação SINTERGS

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS