PUBLICADO EM 28 de set de 2022
COMPARTILHAR COM:

2 de outubro: Festa da Democracia!

Foto: Agência Brasil

Estamos há poucos dias de uma das mais importantes datas para os brasileiros: o dia das eleições, a festa mais importante para a democracia. Como em todos os grandes eventos é necessário se preparar antes. Para este evento, você caro leitor, cara leitora é o personagem principal. O futuro do País estará literalmente em suas mãos.

A melhor forma de se preparar para as eleições é seguir as recomendações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das dicas é não deixar para escolher os candidatos na última hora e sim, alguns dias antes. Foi autorizado pelo TSE o uso de uma “cola”, isto é, um papel com os números que deverão ser digitados na urna. Mas essa cola precisa ser impressa, ou seja, estar realmente em papel, já que será proibido o uso do celular nas cabines de votação.

O que levar

É bom que você saiba que o primeiro cargo a ser preenchido na urna eletrônica é o de deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o candidato a deputado estadual ou distrital (com cinco dígitos); na sequência, os votos para senador (com três dígitos), para governador (dois dígitos) e, por último, para presidente (com dois dígitos).

É obrigatório levar um documento pessoal com foto para provar sua identidade. O título de eleitor físico não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda tê-lo em mãos para verificar o local de votação.

Há ainda a possibilidade de votar apresentando o e-Título. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, permite que você visualize o número de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções. Uma das orientações da Justiça Eleitoral é que, antes de sair de casa, o eleitor confirme o local de votação, para evitar deslocamentos desnecessários no dia 2.

A consulta do local de votação é muito simples: pode ser feita no site do TSE pelo nome, número do título ou CPF do eleitor. Nos três casos, é preciso fornecer a data de nascimento e o nome da mãe. O eleitor também pode fazer a consulta pelo WhatsApp automatizado do TSE, no número (61) 9637-1078.

O horário para a eleição do primeiro turno é das 8 às 17 horas, considerando o horário de Brasília.

Valorização do voto

Depois de se preparar, não deixe para ir votar na última hora. Motive seus parentes, amigos e vizinhos a irem votar. Isso porque os índices de abstenção foram elevados nas últimas eleições. Na hora de votar, não deixe de escolher os candidatos para todos os cargos. O número de votos brancos e nulos é motivo de preocupação. O TSE alerta: os votos nulos diminuem a legitimidade da eleição.

Quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito. O portal da Câmara dos Deputados esclarece que, votos em branco e nulos são desconsiderados e acabam sendo apenas um direito de manifestação, de descontentamento do eleitor, situação que não interfere no pleito eleitoral.
Faça um voto consciente. Ainda dá tempo. Um bom futuro começa com o exercício do voto certo neste domingo.

Luiz Carlos Motta é Deputado Federal (PL/SP).

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS