PUBLICADO EM 21 de set de 2022
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Lula sobe para 44% e aumenta vantagem para Bolsonaro

Pesquisa da Genial/Quaest mostra que Atual presidente fica estável em 34%, o que revela que suas estratégias de campanha não estão funcionando

Lula cresceu para 44% de preferência do eleitorado, interrompendo queda de diferença para o segundo colocado na disputa presidencial – Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida eleitoral para a presidência divulgada nesta quarta-feira (21) mostra que a diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu para 10 pontos, interrompendo uma série de três rodadas que mostravam aproximação entre eles.

Da semana passada para esta, Lula cresceu dois pontos, para 44% dos votos, enquanto Bolsonaro se manteve com 34%. Segundo o diretor da pesquisa e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Felipe Nunes, os números “revelam um quadro bem negativo para o presidente”.

“Faltando 11 dias para o primeiro turno, o presidente passa a ter menos armas para tentar virar o jogo. O aumento no valor do Auxílio não gerou o resultado eleitoral esperado”, escreveu Nunes em sua conta no Twitter ao divulgar os dados da pesquisa.

O apoio de líderes evangélicos que fez Bolsonaro crescer significativamente, parou de criar efeito, interrompendo a conquista de votos entre evangélicos antes de alcançar a marca dos 80% desejados pela equipe de campanha à reeleição.

No caso das mulheres, Bolsonaro não consegue se aproximar de Lula, a distância continua sendo de 14 pontos. A rejeição do presidente cresceu entre as mulheres, enquanto a de Lula oscilou pra baixo.

A virada esperada pelo governo no Sudeste também não veio. Bolsonaro tem 38% dos votos do Sudeste, ou seja, aproximadamente 43% dos votos válidos – 10 pontos percentuais a menos do que ele obteve em 2018.

No Nordeste, o presidente também tem desempenho abaixo do que ele obteve em 2018. Em votos válidos, ele teria hoje 23% dos votos do Nordeste, mas em 2018 ele obteve 26%.

O que explica o crescimento de Lula na pesquisa Genial/Quaest?
Segundo Nunes, alguns fatores estão sob o aumento da diferença entre os dois candidatos. Na economia, mesmo com as melhorias dos últimos 2 meses, o percentual de quem acredita que a economia piorou no último ano ainda é muito alto, e oscilou para cima (45%).

Aumentou de 72 para 75% os eleitores que dizem que não viram redução no preço dos alimentos. Entre o eleitor de baixa renda, a situação do preço dos alimentos é ainda pior, 80% não viu redução de preço.

Para complicar mais as coisas, todas as medidas econômicas adotadas pelo governo para tentar baixar os preços ainda são vistas pela maioria como jogada política para tentar reeleger o presidente (59%).

Comunicação sem efeito
Além da economia, a comunicação de campanha de Bolsonaro também não tem conseguido os resultados desejados. Quem assiste aos programas na TV vota muito mais em Lula (47 x 40) do que em Bolsonaro (36 x 34).

O objetivo almejado, que era aumentar a rejeição de Lula com os ataques na TV, também não está sendo alcançado. A rejeição de Lula não cresceu entre quem assistiu os programas e comerciais. A rejeição de Lula não aumentou, mesmo que aproximadamente 80% dos eleitores dele e de outros candidatos já tenham visto propagandas negativas contra o ex-presidente. “Não está funcionando”, afirma Nunes.

Fonte: Rede Brasil Atual

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