“Playlist — Crônicas sentimentais de canções inesquecíveis”, primeiro livro do jornalista Olímpio Cruz Neto, recém-lançado e disponível na plataforma digital Amazon, é um achado nesses tempos de hits fugazes, sem histórias, que não chegam a durar uma semana.
Por Fernando Rosa
São vinte e sete canções, entre as preferidas do autor, que funcionam com uma âncora afetiva, geracional, um gancho para contar histórias pessoais, ou coletivas. As ilustrações do livro também de sua autoria.
O livro passeia por vários gêneros musicais que provocam emoções e lembranças afetivas, culturais ou sociais. As crônicas sobre “Música Urbana” e “Música Urbana 2”, por exemplo, remetem ao tempo de colégio em Brasília, 1983, em que Olímpio convivia com o pessoal da Turma da Colina, como Renato Russo. “Eu tenho em casa pelo menos umas 20 fitas k7, que digitalizei, com muitas canções dessas e outras bandas daqui de Brasília dos anos 80”, disse ele ao jornal Correio Braziliense.
Na entrevista ao jornal, Olímpio conta que “os textos sobre essas canções foram publicados, entre 2008 e 2014, no blog que eu tinha”. “Eram crônicas em cima de fatos e episódios correntes, como a morte de Michael Jackson, o aniversário de John Lennon ou de George Harrison”, diz. Segundo ele, “o que une essas canções é a ligação emotiva ou afetiva que tenho com elas”. Olímpio foi Secretário de Comunicação no governo de Dilma Rousseff.
Onde comprar: clique aqui (versão online e impressa).
Fernando Rosa é jornalista, produtor cultural, editor do portal Senhor F e colaborador do site Rádio Peão Brasil.