O Sindicato dos Metroviários de SP realiza manifestação quinta (15) em frente à Secretaria de Transportes, Rua Boa Vista, 175.
A categoria reivindica o pagamento dos Stpes (progressão salarial anual de 5% que busca a diminuição da desigualdade salarial). Data-base é 1º de maio.
METRÔ – A empresa assumiu o compromisso de fazer os pagamentos até 31 de agosto, porém parte dos funcionários ainda não recebeu.
Nesta quarta (14) um grupo de metroviários fez uma visita surpresa ao presidente do Metrô, Silvani Pereira, na estação Sé. Ele se comprometeu a marcar uma reunião para tratar dos Steps no início da próxima semana.
GREVE – Desde o dia 12 de setembro, os metroviários estão em estado de greve. Além do pagamento dos Steps, o Sindicato reivindica a realização de concurso público para repor o quadro de funcionários, especialmente agentes de estação.
SEGURANÇA – No dia 1/9, na estação Trianon-MASP, uma deficiente visual caiu nos trilhos e quase foi atingida por uma composição, a mulher precisou ser hospitalizada. Não havia agentes de estação disponíveis para ajudá-la.
PM – Segundo Camila Lisboa, diretora e presidente eleita dos Metroviários-SP, para suprir a ausência de agentes de segurança, o governo está colocando a Polícia Militar para atuar dentro das estações.
“Os agentes de segurança que atuam nas estações são treinados para lidar com diferentes situações sem comprometer a segurança dos passageiros. Ter policiais armados no metrô é um risco para todos”, ressalta Camila.
Manifestação dos metroviários começa às 16 horas.
Fonte: Agência Sindical
Leia também:
Metalúrgicos de Guarulhos farão Seminário de saúde e segurança