Na reta final, as assembleias nas bases da seguem aprovando por ampla maioria a quarta contraproposta de Acordo Coletivo que foi conquistada pelos trabalhadores do Sistema Petrobrás. A consulta à categoria FUP ( Federação Única dos Petroleiros) teve início na última quinta-feira, 08, e prossegue ao longo desta semana, sendo finalizada quarta-feira, dia 14, na maioria das bases.
Na Bahia, os trabalhadores já aprovaram a contraproposta, com cerca de 93% dos votos em assembleia única, com participação de petroleiros da ativa e aposentados, realizada no sábado, 10, no Cepe Clube Stella Maris, em Salvador.
No Amazonas, os trabalhadores da Reman, do Terminal de Manaus e demais bases do Sindipetro AM estão aprovando por unanimidade a proposta que preserva as principais conquistas do Acordo Coletivo e avança nos pontos que foram elencados pela categoria no processo de negociação.
No Norte Fluminense e No Espírito Santo, os trabalhadores estão aprovando com uma média de 96% e 98% de aprovação, respectivamente, a contraproposta que arrancou a renovação dos acordos regionais, preservando conquistas históricas, como o Turno da Manutenção nas plataformas, o pagamento do Dia de Desembarque e o Auxílio Deslocamento.
Na Refap, no Rio Grande do Sul, onde as assembleias serão concluídas nesta segunda, 12, houve uma participação até a tarde de hoje de 207 trabalhadores, com 94% de aprovação da quarta contraproposta.
Na Replan, a assembleia de hoje contou com a participação de 107 petroleiros e petroleiras, dos quais apenas cinco rejeitaram a contraproposta e dois se abstiveram. Os trabalhadores realizaram, mais uma vez, a assembleia na beira da rodovia, devido às práticas antissindicais da gestão da refinaria, que continua impedindo o sindicato de acessar o pátio e o estacionamento da unidade.