Lideranças da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados participam nesta semana do Seminário “Poder da Contratação Coletiva – Plano Estratégico para Sindicalização” realizado pela IndustriALL Global Union e IndustriALL Brasil.
A mesa de abertura foi composta por Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e membro do Comitê Executivo da IndustriALL, Aroaldo Silva, presidente da Industriall Brasil, e Marino Vani, secretário regional para América Latina e Caribe da IndustriALL.
Edson destaca a importância da sindicalização: “em 2017, a reforma trabalhista possibilitou que as negociações pudessem ser feitas entre o próprio trabalhador e o patrão. O que temos visto é a perda de direitos. Não existe sindicato forte sem a participação maciça dos (as) trabalhadores (as), por isso precisamos procurar a reaproximação com a categoria a partir de estratégias modernas de comunicação, dando maior visibilidade às bandeiras de luta, avanços salariais e propostas dos sindicatos.”
O evento acontece em São Paulo SP e discute: Papel sindicatos ontem e hoje: limites e desafios; Resgate histórico do papel do sindicato; Passo a Passo de campanha de sindicalização; A sindicalização no Brasil; Estratégias para Sindicalização; Estratégia de Sindicalização na Alemanha: avanços e limites; Estratégia de Sindicalização nos EUA: avanços e limites.
Os Químicos da Força também estão representados por Eliza, do Sindicato dos Químicos de Marília, Vanderlei, do Sindicato dos Químicos de Bauru, Laura, do Sindicato dos Químicos de Itapetininga, e Chiquinho, do Sindicato do Papel de Piracicaba.
Fonte: Fequimfar