Toda semeadura tem seu dia de colheita. Cada passo que damos é para a nossa evolução, assim é na vida e no trabalho. Desde sua fundação em 2005, o Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro luta para garantir os direitos e obter novas conquistas para os trabalhadores de postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro e Região. Mas o objetivo principal da entidade é a conscientização da categoria. Os ataques sofridos pelos trabalhadores de todos os setores e a falta de uma política social do governo ligou o sinal de alerta dos frentistas.
Nos primeiros dias de julho, o número de associados ao sindicato quase que dobrou em relação a todo mês de junho. Em treze dias, a entidade filiou cerca de 90 trabalhadores. Desse total 80% trabalham no município do Rio de Janeiro.
O sucesso da negociação das cláusulas econômicas da Convenção Coletiva do município do Rio impulsionou as novas associações. Além de conquistar um reajuste salarial de 10,54% para a categoria, o sindicato conseguiu elevar o valor do ticket alimentação para R$ 260,00.
Os trabalhadores do município do Rio com data-base em 1º de março, já receberam o aumento e as diferenças salariais na folha de abril. Já a primeira parcela do abono no valor de R$ 241,49 foi paga neste mês junto com o salário de junho. As próximas parcelas do abono serão pagas nas folhas de agosto e outubro deste ano.
A força do sindicato para vencer os desafios e brigar por melhorias na mesa de negociação se deve a união da categoria. O trabalhador consciente é capaz de identificar os problemas e interagir com o sindicato, no sentido de avançar nos pleitos.
TABELA ESTADO
Os diretores do sindicato distribuem, desde terça-feira (12), a tabela com os novos valores dos salários dos trabalhadores do estado do RJ nos municípios da Costa Verde e do Sul Fluminense. A sindicalização também aumentou nestas duas regiões. Na Baixada Fluminense os trabalhos terão início hoje. A negociação das cláusulas econômicas do estado foi fechada no dia 1º de julho.