A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu, esta manhã, um novo alerta de chuva para Belo Horizonte, válido até 8h do dia 31 de dezembro, e risco geológico na cidade até 3 de janeiro. O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais já chegou a 92 , segundo a Defesa Civil, em número que se refere ao período entre outubro e dezembro deste ano. Seis pessoas morreram neste ínterim e 2.041 ficaram desabrigadas. Outras 10.200 ficaram desalojadas. Das 92 cidades, 56 tiveram o estado de emergência decretado pelo governo estadual.
Neste momento, de acordo com a Cruz Vermelha, 43 cidades estão em situação crítica. Uma delas é Salinas, no Norte do estado. A cidade tem pouco mais de 41 mil habitantes e vem sofrendo com enchentes nos últimos dias. 236 famílias tiveram que sair de suas casas.
Segundo a Defesa Civil, 158 pessoas tiveram que ser resgatadas de áreas de risco. Militares dos Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e a Prefeitura, trabalham em conjunto numa Força-Tarefa para salvamento das pessoas que tiveram suas casas alagadas. Na última segunda-feira, 27, 38 idosos tiveram que ser realocados de um asilo alagado para o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).
Outro município que enfrenta uma situação crítica é Rio Pardo de Minas. Por conta do temporal, o Rio Pardo transbordou e inundou a cidade, ilhando moradores. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cemig, Defesa Civil Estadual e Municipal trabalham em conjunto para retirar as pessoas das residências e transferi-las para locais seguros, onde estão recebendo assistência. Por conta do mau tempo, o acesso a algumas áreas alagadas está prejudicado, mesmo para veículos de grande porte.
Em Montes Claros, a barragem “Vai quem pode” está sendo monitorada por conta dos riscos causados pelas chuvas. O monitoramento está sendo feito pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma tempestade de granizo pode atingir até 50 cidades mineiras nesta quinta-feira, 30. Os ventos podem chegar até 100 km/h. Ainda segundo o instituto, o alerta é amarelo, com risco de chuvas intensas em diversas áreas.
Fonte: iG Último Segundo
Leia também:
Governo Bolsonaro recusa ajuda humanitária da Argentina à Bahia